Manifestações entorpecem processo de aprovação da Hidroaysén

31 May 2011

HidroAysén demanda inversiones por sobre los US$4.000 millones y aportará 2.750 MW al Sistema Interc

HidroAysén demanda inversiones por sobre los US$4.000 millones y aportará 2.750 MW al Sistema Interconectado Central (SIC) del país. Las centrales tendrán una capacidad de generación media anual de 18

Controvérsia mundial tem provocado a aprovação do projeto hidrelétrico Hidroaysén, que tem estado submetido a duros questionamentos por parte da população chilena e tem sido objeto de multitudinárias manifestações não apenas no Chile, como em diferentes países do mundo, como Inglaterra e Austrália, entre outros.

A iniciativa exige investimentos superiores a quatro bilhões de dólares e colaborará com 2.750 MW ao Sistema Interconectado Central (SIC) do país. As centrais terão uma capacidade média de geração anual de 18.430 GWh, o que equivale a 35% do consumo do Chile de 2008.

As reclamações por parte dos ambientalistas estão principalmente enfocadas na superfície total dos embalses -considerando as cinco centrais hidrelétricas- será de 5.910 hectares, equivalentes a 0,05%da região de Aysén.

Da mesma forma, existe reticência pela linha de transmissão de 2.000 km que deverá ser construída, para o qual o governo chileno inclusive sugeriu a criação de uma "estrada elétrica pública", que de alguma maneira minimizará o impacto.

Por um lado estão os ambientalistas e por outro a necessidade de diversificar a matriz energética e solucionar os problemas de déficit energético previsto para dentro de 10 anos. Enquanto continuam as manifestações cidadãs, o ministro de Energia e Mineração do Chile, Laurence Golborne, tem sustentado que o país não pode renunciar nenhuma fonte de energia se deseja continuar crescendo acima de 6% nas próximas décadas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL