Mammoet adiciona Tadano sobre esteiras para o Brasil
10 November 2022
Mammoet expande sua frota de serviços de energia eólica no Brasil com novo guindaste sobre esteiras com capacidade de 650 toneladas.
Um novo guindaste eólico onshore Tadano CC 38.650 juntou-se à frota da Mammoet, especialista internacional em transporte pesado e transporte.
O novo guindaste sobre esteiras de lança treliçada de 650 toneladas foi entregue durante o terceiro trimestre de 2022 e funcionará no setor de energia eólica.
A energia eólica recebeu investimentos do governo a ponto de, no início de 2022, a energia eólica representar cerca de 11% do total do Brasil, tornando-se a terceira fonte mais comum, e logo se tornaria a segunda maior fonte.
Turbinas maiores e mais pesadas
Como em outros países, as turbinas usadas para gerar eletricidade estão ficando maiores e mais pesadas. Isso se deve especialmente ao aumento do uso de concreto para seções das torres híbridas de aço e concreto. As seções de concreto são vazadas no local e acabam sendo duas a três vezes mais pesadas que as de aço. Para instalá-los, um grande guindaste sobre esteiras normalmente precisa pegar e transportar, acompanhando-os até o ponto de instalação.
O novo guindaste da Mammoet está em obra no Parque Eólico Cajuina, na região de Angicos, Rio Grande do Norte, no nordeste do país. Será composto por 55 turbinas com capacidade total de 314 Megawatts.
A montagem das seções da torre de concreto será feita usando comprimentos de lança que variam de 105 a 129 metros, onde o guindaste poderá levantar 255 toneladas.