Maior projeto de revitalização urbana do Brasil chega a 50% de avanço

By Fausto Oliveira11 February 2014

Porto Maravilha

Porto Maravilha

O mais importante projeto de reforma urbana atualmente em curso no Brasil chegou a 50% de avanço. Se trata do Porto Maravilha, na cidade do Rio de Janeiro, onde 5 milhões de metros quadrados estão passando por melhoramentos em distintas obras.

O Porto Maravilha é uma intervenção urbana sobre a antiga região portuária do Rio. Lá, além do movimento naval marcadamente turístico, há ocupação residencial e um grande eixo de comunicação viária entre as zonas centro e norte da cidade. Exatamente por sua antiguidade e pela falta de investimentos públicos por décadas, a região se deteriorou até se tornar um lugar pouco frequentado e desvalorizado na cidade.

O projeto vai construir novas infraestruturas de todo tipo: eletrificação, esgotamento sanitário, gás, provimento de água potável, telecomunicações, além de edifícios residenciais e comerciais. Como forma de dar conectividade a tudo isso, o Porto Maravilha construirá duas importantes vias, uma expressa e uma secundária. A população que vive na região portuária do Rio também ganhará um museu dedicado às Ciências no antigo píer do porto.

A última façanha do projeto foi a demolição do viaduto conhecido como Elevado da Perimetral, em novembro. Essa estrutura teve 1.200 metros demolidos para dar passagem à nova via expressa. Aí também será construída uma linha de veículo leve sobre trilhos.

Ao todo, o consórcio liderado pela construtora Odebrecht apresenta avanços importantes nos projetos associados ao Porto Maravilha. A via secundária tem 78% de avanço, enquanto a construção da via principal alcançou 51% de avanço e a infraestrutura urbana se entorno tem 20%. O Museu do Amanhã, nome da estrutura dedicada à cultura no píer Mauá, se encontra com 46% de avanço.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL