Maior produtora de cobre do mundo substitui toda a frota de caminhões no Chile

Las primeras unidades comenzarán a llegar durante el segundo semestre de 2023 Primeiras unidades devem chegar à mina no segundo semestre de 2023. (Foto: Finning)

BHP Group Limited (NYSE: BHP), Caterpillar Inc. (NYSE: CAT) e Finning International Inc. (TSX: FTT) anunciaram um acordo para substituir toda a frota de caminhões de transporte da BHP na mina Escondida, a maior produtora de cobre do mundo localizada em Antofagasta, no Chile.

O acordo faz da estratégia de renovação de equipamentos em andamento na mina Escondida.

Os novos caminhões de acionamento elétrico Caterpillar 798 AC terão tecnologias que oferecem melhorias significativas à capacidade de movimentação de materiais, eficiência, confiabilidade e segurança bem como proporcionam um impacto positivo em iniciativas importantes para o futuro, como a descarbonização, diversidade e inclusão, tecnologias autônomas e o desenvolvimento da equipe local.

Avançando rumo à mineração do futuro

A previsão é que os primeiros caminhões cheguem à mina no segundo semestre de 2023, com entrega dos demais caminhões nos dez anos seguintes à medida que as três empresas trabalham na substituição esta que é uma das maiores frotas do setor no mundo, atualmente com mais de 160 caminhões de transporte.

Os serviços de manutenção e suporte previstos no acordo vão favorecer as estratégias da BHP por emprego e equilíbrio de gênero. Já o Centro de Conhecimento Integrado da Finning, localizado em Antofagasta, fornecerá suporte técnico de primeira classe para toda a frota.

O acordo também permite à Escondida e consequentemente à BHP acelerar a implementação de seus planos de autonomia fazendo a transição da frota para incluir tecnologias que permitam a operação autônoma. Além disso, os acordos estabelecem um caminho tecnológico que auxilia Escondida e BHP cumprirem suas metas de descarbonização por meio da introdução progressiva de caminhões com emissão zero.

BHP, Caterpillar e Finning visam contribuir para o desenvolvimento econômico e social de Antofagasta por meio do desenvolvimento das capacidades locais em lidar com tecnologias de equipamentos de mineração.

“Este acordo é um passo importante para o futuro de Escondida e para o futuro da liderança da BHP no setor. Temos grandes expectativas em relação aos benefícios que serão gerados no curto e longo prazo tanto para a BHP quanto para Antofagasta”, disse o presidente da mina de Escondida, James Whittaker.

“O time Caterpillar está entusiasmado em poder apoiar na implantação bem-sucedida de máquinas e tecnologias que proporcionarão a melhoria de função em etapas na excelência operacional da BHP.”, disse Denise Johnson, presidente de grupo da Caterpillar responsável pelo segmento de Indústrias de Recursos.

“Este é o maior acordo de frota da história da Finning e expandirá significativamente a população de caminhões Caterpillar, contribuindo ainda para a transição para energias mais limpas, com caminhões elétricos e futuros caminhões com emissão zero”, disse Scott Thomson, presidente mundial da Finning International.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL