México: em ano de queda da construção, compra de equipamentos aumenta 4,1%

By Fausto Oliveira11 March 2014

Baluarte bridge Mexico

Baluarte bridge Mexico

A economia da construção no México apresentou em 2013 sinais contraditórios, apesar da queda geral de 3,6% no ano. Ao mesmo tempo em que a atividade caiu, o investimento em formação de capital fixo em maquinário e construção teve um resultado coerente, mas que decomposto mostra um crescimento no investimento em equipamentos.

O resultado final do investimento bruto fixo em construção e maquinário no México em 2013 foi de 1,8% negativo, segundo o Instituto Nacional de Estatística e Geografia.

Mas esse número é fruto de um gasto 5% menor em construção somado a um incremento no investimento em máquinas e equipamentos de 4,1%.

O número de dezembro ilustra ainda melhor: o gasto com construção teve queda de 3,6% em comparação com dezembro de 2012, enquanto o investimento em equipamentos teve um aumento de 8,9% em comparação ao mesmo mês do ano anterior.

A aparente contradição é coerente com as interpretações de vários atores da construção mexicana, que em geral percebem que a falta de investimentos estatais na infraestrutura em 2013 explica a queda da construção no ano.

Eles mesmos sempre apontam que para 2014, no entanto, a tendência é de franca recuperação, uma vez que o governo mexicano começou a agendar investimentos para o ano. Isso pode ser um fator que explique o aumento na compra de equipamentos.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
O fino das margens
Mesmo pequenas mudanças valema pena para os fabricantes de produtos de britagem e peneiramento.
Desafios de gestão e desenvolvimento
O estoque de equipamentos e produtos é um fator crítico em uma operação, e a pandemia tornou tudo mais difícil.
Perú se recupera e mostra sua força
Good news in the construction industry, which reached pre-pandemic levels in April.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL