México desenvolve concreto que gera energia

By Fausto Oliveira05 March 2019

Dois pesquisadores descobrem método para captar luz do sol em peças de concreto. 

concreto fotovoltaico

As peças do concreto fotovoltaico

Estudantes de pós-graduação do Instituto Politécnico Nacional do México (IPN) desenvolveram um tipo de concreto que consegue sintetizar energia elétrica a partir da exposição à luz do Sol.

Orlando Gutiérrez Obeso e Euxis Kismet Sierra Márquez apresentaram um protótipo, na forma de uma peça sólida de concreto misturada a elementos orgânicos. Esta peça é capaz de captar a irradiação solar e convertê-la em energia elétrica.

Os pesquisadores criaram uma técnica que batizaram de “moenda de alta energia”, com a finalidade de obter um pó de cimento em escala nano, com partículas menores a 100 nanômetros.

A mistura deste pó em escala nano com compostos orgânicos é o que produz a característica de captador e conversor de energia ao concreto feito à base desta fórmula.

Agora, os investigadores querem fazer que o concreto fotovoltaico possa ser usado na produção de elementos estruturais. Num futuro, este material poderia ser um gerador de energia para edifícios e espaços urbanos.

Orlando e Kismet receberam o prêmio Soluções para o Futuro, na categoria “Energia renovável e acessível”, entregue pelo IPN em parceria com a empresa coreana Samsung.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Um ponto fora da curva…
O Brasil, na contramão de muitos países que se viram seriamente afetados pela crise sanitária mundial, se estabelece dia após dia como potência econômica no que tange a indústria e tal propensão se fortalece com o número de obras que se difundem por todo território nacional.
Energia do futuro
Como grupos geradores e sistemas de armazenamento baseados em bateria podem substituir a energia a diesel.
Construção centro-americana
A pandemia e economias fortemente dependentes tornam a recuperação desta região mais complexa.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL