México conclui escavação de túnel para TAV

By Gabriel Lira29 June 2018

Trecho subterrâneo do primeiro trem de alta velocidade da América Latina será de 9,5 km.

bitren

O titular da Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) do governo mexicano, Gerardo Ruiz Esparza, testemunhou as últimas perfurações da máquina TBM batizada de La Mexiquense, que em conjunto com outra TBM batizada de La Marquesa, escavaram cerca de 9,5 km de comprimento.

A ferrovia total terá 58 quilômetros, segundo a SCT. Este será o primeiro trem de alta velocidade da América Latina, e comunicará as cidades de México e Toluca com dois terminais (Zinacantepec e Observatorio) e quatro estações no meio do caminho. O trem deverá iniciar operação em meados de 2019, com algum atraso em relação ao que havia sido prometido, que era até o final deste ano.

Enquanto perfuravam, as TBMs também instalavam 6.312 aduelas que formam os túneis. Os equipamentos trabalharam sem parar por um ano inteiro, a fim de entregar agora os túneis.

Por serem TBMs com tecnologia de Earth Pressure Balance, as máquinas usadas no México permitiram melhorar a estabilidade do solo e gerar menos impactos ambientais. Cada uma delas extraiu cerca de 285 mil metros cúbicos de material.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL