México conclui escavação de túnel para TAV

29 June 2018

Trecho subterrâneo do primeiro trem de alta velocidade da América Latina será de 9,5 km.

bitren

O titular da Secretaria de Comunicações e Transportes (SCT) do governo mexicano, Gerardo Ruiz Esparza, testemunhou as últimas perfurações da máquina TBM batizada de La Mexiquense, que em conjunto com outra TBM batizada de La Marquesa, escavaram cerca de 9,5 km de comprimento.

A ferrovia total terá 58 quilômetros, segundo a SCT. Este será o primeiro trem de alta velocidade da América Latina, e comunicará as cidades de México e Toluca com dois terminais (Zinacantepec e Observatorio) e quatro estações no meio do caminho. O trem deverá iniciar operação em meados de 2019, com algum atraso em relação ao que havia sido prometido, que era até o final deste ano.

Enquanto perfuravam, as TBMs também instalavam 6.312 aduelas que formam os túneis. Os equipamentos trabalharam sem parar por um ano inteiro, a fim de entregar agora os túneis.

Por serem TBMs com tecnologia de Earth Pressure Balance, as máquinas usadas no México permitiram melhorar a estabilidade do solo e gerar menos impactos ambientais. Cada uma delas extraiu cerca de 285 mil metros cúbicos de material.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL