Locadoras crescem em participação na compra de máquinas

Setor em alta terá a 1ª Analoc Rental Show 2023, em Curitiba, feira focada exclusivamente nos negócios para locadores de máquinas

O mercado de aluguel de equipamentos para construção tem apresentado um crescimento exponencial no Brasil, alterando o fluxo das vendas de fabricantes de máquinas. Se antes, o grande volume comercializado pela indústria era direcionado a construtoras, empreiteiras e demais empresas do ramo da construção, hoje cerca de 90 a 95% de alguns tipos de equipamentos são adquiridos por empresas de locação.

Os dados foram levantados pela Sobratema (Associação Brasileira de Tecnologia para Construção e Mineração), em parceria com a Analoc (Associação Brasileira dos Sindicatos e Associações Representantes dos Locadores de Equipamentos, Máquinas e Ferramentas). De acordo com Eurimilson Daniel, vice-presidente de ambas as entidades, as empresas de locação são responsáveis por comprar de 90 a 95% de gruas, guindastes e plataformas de trabalho aéreo; de 70 a 80% de torres de iluminação; 65 a 75% de betoneiras e de 55 a 60% de geradores.

“Como podemos observar, algumas linhas de máquinas pesadas, médias, compactas, leves e manuais estão com altos percentuais de comercialização juntos às locadoras”, aponta Daniel. Em relação aos equipamentos de terraplenagem – conhecidos como linha amarela – as vendas para locação saltaram de 20% para 30%. Contudo, de acordo com um levantamento apresentado por Daniel, onde vários empresários do setor de construção foram ouvidos, a perspectiva é de que a locação seja o segmento de mercado que lidere as compras de máquinas de linha amarela em 2023 no Brasil.

O mercado de aluguel de equipamentos apresenta crescimento no Brasil.

“Em países europeus, nos Estados Unidos e Japão, por exemplo, cerca de 60% das vendas de equipamentos de linha amarela são destinadas a empresas de locação. Com o passar dos anos, o Brasil tem caminhado nesse sentido”, explica Daniel. Para ele, o rental sempre tem boas perspectivas de crescimento, porque ainda não chegou a um grau de maturidade que as economias estáveis atingiram. Ou seja, ainda não conseguiu contribuir em todas as áreas na mesma proporção.

Por que as empresas buscam a locação?

Vários fatores explicam essa alta na procura pelo rental, como a busca por maior eficiência operacional, redução de custos e flexibilidade nas operações de construção. As pessoas passaram a entender que a locação atende a necessidades peculiares de cada obra, oferecendo soluções completas, e principalmente que as construtoras, concessionárias e órgãos públicos não precisam comprometer capital com financiamento de máquina, mas sim com os projetos de engenharia que executam.

Os números obtidos pela Analoc junto à Receita Federal mostram que o setor de rental conta com aproximadamente 40.100 empresas no Brasil, que movimentam R$ 28 bilhões em negócios. “O aumento na quantidade de locadoras é recorrente, o que muda é a intensidade”, observa o presidente da Analoc, José Antônio Miranda. “Em mais de 80%, o setor é formado por micro e pequenas empresas, e microempreendedores individuais (MEI). Quando o mercado está mais comprador, mais empresas surgem, ou seja, tudo está interligado ao sucesso da economia”, diz.

Miranda observa que atualmente não há muito espaço para as empresas que alugam equipamentos velhos ou malcuidados. O próprio cliente exclui esse fornecedor de suas contratações, principalmente nos grandes centros ou de importantes obras, por isso a necessidade de estar com frota em boas condições operacionais e ter um bom modelo de gestão, para ser uma locadora competitiva.

Feira voltada exclusivamente ao locador

Diante desse novo cenário, surgiu a necessidade da realização de uma feira de negócios focada nos locadores de equipamentos, com viés comercial apropriado. A 1ª Analoc Rental Show vai acontecer de 12 a 14 de julho, no Centro de Eventos Positivo, em Curitiba (PR).

Saiba mais: https://analocrentalshow.com.br/

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL