Locação de energia se recuperaria em 2018

27 September 2017

Segundo estudo da Verify Markets, o mercado de locação de energia crescerá 2,4% anualmente entre 2016 e 2023.

O mercado de locação de energia na América Latina estará avaliado em US$ 810 milhões em 2016. É o que assegura uma nova análise da empresa de estudos de mercado Verify Markets. Segundo a consultoria, espera-se que este setor cresça a uma taxa anual composta (CAGR) de 2,4% entre o ano passado e o ano de 2023, alcançando assim os US$ 957,2 milhões.

2

2

A contínua expansão do mercado de locação de energia na América Latina tem sido obstaculizada pela instabilidade econômica dos últimos anos. Muitos países da região estão experimentando altas taxas de inflação, desvalorizações monetárias, aumento do desemprego, cortes nos gastos públicos e queda das receitas. O Brasil, principal mercado de equipamentos de locação de energia – representando em geral mais de 30% do mercado de toda Latam – está atravessando a já conhecida depressão econômica. Em função disso, o mercado nacional de aluguel de geradores de eletricidade registrou taxas de crescimento negativo nos últimos dois anos, acompanhando a recessão que nos atinge.

Segundo a Verify Markets, os fatores chave para o mercado são o rápido crescimento da população e a urbanização, o aumento na demanda por energia e a demanda de eventos a médio e longo prazo. Segundo afirma Georgina Carraway, sênior consultant da empresa, “com um rápido aumento da população em toda a região, as cidades e as zonas urbanas estão experimentando uma expansão. À medida que aumenta a população urbana, os problemas de infraestrutura relacionados com a capacidade de transporte, a expansão urbana e o desenvolvimento de moradias requerem maior atenção. As cidades em crescimento terão que incrementar o gasto em infraestrutura pública para melhorar o nível de vida dos cidadãos, impulsionando a demanda por equipamentos de locação de energia”.

Mas enquanto a população latino-americana aumenta e as cidades se expandem, a oferta de energia não cresceu no mesmo ritmo para satisfazer a demanda. “A falta de investimento de longo prazo em infraestrutura energética está aumentando a demanda por soluções temporárias de energia, especialmente de geradores a diesel”, explica Carraway.

Segundo afirma a consultora, a Argentin, o Brasil e o México representam atualmente 54,2% do mercado latino-americano, e espera-se que o México experimente a maior taxa de crescimento, impulsionada principalmente pelo aumento no investimento em infraestrutura e novas oportunidades no segmento industrial e de petróleo e gás.

O informe

O relatório 2017 Power Rental market: Latin America oferece uma análise em profundidade do mercado de locação de energia da América Latina. O documento captura diversas dinâmicas da indústria, tais como controladores do crescimento, restrições, receitas e previsões do mercado e um panorama competitivo.

O informe foi segmentado por combustível, aplicações, potência e usuários finais. Os principais usuários finais são a indústria de petróleo e gás, mineração, serviços públicos e construção. De fato, no ano passado os dois primeiros segmentos representaram mais de 35% do mercado geral de usuários finais, isto apesar da queda dos preços das commodities, que trouxe consigo a derrubada dos investimentos nestes setores. Não obstante, segundo afirma a Verify Markets, “o futuro aumento dos preços de petróleo, gás e metais, que se espera para breve, provavelmente trará novos investimentos em atividades de exploração e aumentará a demanda por locação de energia”.

Em termos de players da indústria, o relatório destaca a participação de cinco companhias: Aggreko, APR Energy, SoEnergy, Finning International e a brasileira A Geradora Aluguel de Máquinas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL