Locação em movimento

Que não há nada de novo sob o Sol, todo mundo sabe. A verdadeira novidade, que marca a diferença, está na forma com que se fazem e se refazem as coisas. Tendo isso em consideração, faz sentido uma frase que escutamos em algum lugar: “o mais constante é a mudança, e tudo muda constantemente”.

Hoje em dia, o novo é a maneira pela qual se realiza a entrega de bens e serviços e pela qual se distribui a informação. Agora mais do que nunca nosso entorno muda de formas repentinas. A tecnologia, a demografia, a conectividade global e a aceleração da urbanização estão impulsionando a criação de novos modelos de negócio, que atualmente estão impactando positivamente o negócio de locação e vão continuar influindo.

Para os que vivemos em países em desenvolvimento, estas mudanças representam uma grande oportunidade que nos permite aproveitar, liderar e colher rentabilidade no negócio de locação, ainda que com todas as idiossincrasias e falhas que nos rodeiam. Há muito por fazer, e surgem novas formas de realizá-lo, mas devemos estar constantemente atualizados das mudanças.

Mais informação

Também sabemos que a consolidação afeta todas as indústrias. Vimos que a locação se consolida na América Latina, não obstante não apenas na forma tradicional, como aconteceu com a aquisição, em maio de 2015, de 25% da locadora brasileira Degraus por parte da LOXAM, mas também ocorre na modalidade da consolidação da informação. Esta modalidade está mudando e ganhando força no modelo tradicional de locação de maquinário, ferramentas e serviços, e assim vemos experiências de empresas da internet que põem à disposição diversos serviços.

Alguns exemplos são Yardclub.com, site que oferece máquinas em aluguel tanto para quem quer alugar como para quem oferece seus equipamentos; Getable.com, plataforma online para empreiteiras para administração de sua frota e para procurar, alugar e pagar por serviços de locação; e Ironmerc.com, que conecta donos de equipamentos e operadores com mecânicos.

As inovações tecnológicas também são vistas na forma como recebemos informação sobre o estado das máquinas. Agora com o GPS, podemos evitar o furto de maquinário e conhecer exatamente sua localização, rendimento e operação. Esta tecnologia, junto a novos sensores e sistemas de rastreamento que estão aparecendo continuamente são parte da chamada Internet of Everything (IoE). Para um futuro muito breve, calcula-se que haverá trilhões de sensores interconectados por todo o mundo, permitindo transações e interações que antes não existiam.

Em um artigo recente, a consultoria McKinsey identificou o grande crescimento econômico que terão 198 cidades na América Latina, de agora até 2025. Talvez a maioria delas hoje não seja muito conhecida, mas a expectativa de um ritmo de crescimento bastante forte significa que vêm maiores oportunidades para o negócio de locação. E ainda que a essa altura do campeonato já saibamos os benefícios de alugar contra os de comprar, vale mencionar alguns dos mais importantes: melhor manejo de capital e fluxo de caixa; locação por tempo de uso; testar o equipamento antes de comprar; acesso a máquinas especializadas; transferir o risco de compra; manutenção e valor residual.

Estes fatores serão ainda mais significativos num futuro próximo em que o rental vai ganhar espaço e importância.

José Protko e Geroge Bahnke são consultores de equipamentos usados e de locação da Caterpillar.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL