LiuGong aposta na América Latina

By Cristián Peters Quiroga29 March 2023

A LiuGong há muito é vista como uma das mais sérias fabricantes de equipamentos a surgir na China, principalmente nesses últimos 20 anos em que a marca se internacionalizou, contando hoje com mais de 30 filiais no exterior e mais de 20 fábricas globalmente, com mais de 300 distribuidores em 130 países.

Zeng Guang Mr Zeng Guang An, Chairman, Liugong

Valeu muito a pena esse processo. Em 2022, a receita com vendas ao exterior somou mais de US$ 1,2 bilhão, 46% acima dos US$ 820 milhões de 2021.

Zeng Guang’an, presidente e CEO da empresa, compartilhou com a Construção Latino-Americana sua visão de negócios na região e planos futuros.

Segundo o Sr. Zeng, a América Latina é um mercado muito importante para a empresa, onde eles têm uma forte presença desde 2008, começando no Brasil e expandindo para outros países da região. De fato, além das linhas de montagem em sua unidade de Mogi Guaçu (SP), a empresa possui uma unidade na Argentina, onde são produzidas empilhadeiras.

Sobre os principais mercados e áreas de atuação da empresa, o Sr. Zeng cita algumas de suas linhas de produtos.

“A primeira categoria de produto é o equipamento de construção, que é o principal negócio da LiuGong. A empresa possui uma ampla gama de produtos, entre os quais se destacam as carregadeiras frontais, escavadeiras e motoniveladoras, que são o nosso core negócios , o movimento da terra”. Nesse sentido, o executivo garante que as equipes da empresa têm ótimo desempenho, excelente qualidade e estão trabalhando para melhorar a participação no mercado por meio do suporte aos distribuidores e clientes, principalmente no pós-venda. “Através destes trabalhos podemos melhorar a notoriedade da nossa marca na região”.

A segunda categoria de produtos são os equipamentos de mineração, onde a LiuGong fez muitos progressos nos últimos anos. A empresa possui um forte mix de produtos, incluindo carregadeiras frontais pesadas, escavadeiras e grandes caminhões de transporte, entre outros. “Esse segmento de produto é muito importante para os negócios da LiuGong na América Latina devido ao grande número de operações de mineração na região”, afirma.

O terceiro segmento de produtos são as empilhadeiras no setor de logística. A LiuGong está reajustando sua estratégia para este negócio e investiu muitos recursos nos últimos dois anos, mudando a liderança e fortalecendo os distribuidores nacionais e estrangeiros. Esta indústria é muito importante para a empresa e tem um bom potencial de negócios.

Linjun Wang, Zeng Guang'an, Cristián Peters Linjun Wang, presidente de LiuGong Latin America, Zeng Guang’an, presidente y CEO de LiuGong, junto a Cristián Peters, editor de Construcción Latinoamericana.

A quarta linha de produtos a que Zeng se refere refere-se às colhedoras de cana-de-açúcar, onde a LiuGong tem bastante sucesso na China, Sudeste Asiático e Austrália. Atualmente, a empresa está focando em regiões como Brasil e América do Norte, onde a demanda por colheitadeiras é muito forte. O setor agrícola é muito importante para a empresa e tem grande potencial de negócios.

Eletrificação

A LiuGong North America vendeu recentemente seu primeiro veículo elétrico a bateria nos Estados Unidos, a carregadeira de rodas 856H-E MAX. E embora esta seja a primeira na região, a empresa já possui mais de 2.000 carregadeiras elétricas operando em algumas das condições mais adversas do mundo, e espera-se um crescimento exponencial.

Mas será que o mercado latino-americano está maduro o suficiente para essa tecnologia?

“O avanço da tecnologia de máquinas elétricas no mercado tem vantagens e desvantagens. Uma das principais desvantagens é a infraestrutura de carregamento, que ainda é um problema em muitos países. Mesmo em países desenvolvidos como América do Norte e Europa, os governos não pressionaram o suficiente para investir nessa infraestrutura”, diz o Sr. Zeng, comparando essa situação à China, onde o governo e muitas empresas investiram em infraestrutura de carregamento. E a pressão do governo diminuiu. sido maior.

cargador frontal 856H-E MAX A LiuGong North America vendeu recentemente seu primeiro veículo elétrico a bateria nos Estados Unidos, a carregadeira frontal 856H-E MAX.

Outro aspecto a ser considerado é o maior custo de aquisição, embora, como aponta o executivo, no longo prazo haja um maior retorno do investimento. “O custo total de propriedade dessas máquinas é muito menor em comparação com as máquinas tradicionais, pois economizam muito dinheiro em custos de operação e manutenção.”

“O maquinário elétrico existe há muito tempo, mas permanece a dúvida se o mercado latino-americano está maduro para adotá-lo. A resposta é sim. As máquinas elétricas têm várias vantagens em comparação com as máquinas de combustão interna. As máquinas elétricas são silenciosas e têm custos operacionais mais baixos. Além disso, eles têm menos emissões e são mais fáceis de manter. A tecnologia elétrica também é mais amiga do ambiente”, acrescenta.

É assim que o Sr. Zeng antecipa que um equipamento elétrico LiuGong já está a caminho do Equador, para seu distribuidor Grupo Mavesa .

Suporte do Revendedor

Para obter maior reconhecimento da marca e fortalecer a presença da LiuGong na região (e no mundo), o executivo tem uma estratégia clara que considera o desenvolvimento de seus distribuidores nas regiões-alvo, especialmente para a linha de produtos para construção. De acuerdo con lo explicado por el Sr. Zeng, la estrategia general de la empresa es transformar a los distribuidores para que vendan soluciones en lugar de uno o dos productos, lo que implica una línea completa de productos para contratistas, agricultores y otros clientes de Indústria.

A empresa está disposta a financiar novos distribuidores em regiões onde eles são necessários, especialmente para a indústria de mineração, que é um trabalho difícil e requer peças e equipamentos especializados.

Nova fábrica da LiuGong em Mogi Guaçu A empresa possui linhas de montagem em sua unidade de Mogi Guaçu (SP).

A empresa tem investido no apoio a distribuidores e clientes e desenvolveu um sistema de treinamento, serviços de peças de reposição e um serviço de telemática que permite a inspeção da qualidade e eficiência das máquinas.

Importância latino-americana

Para a Zeng, a América Latina é um dos mercados mais importantes para a LiuGong, e a empresa está empenhada em introduzir mais produtos na região, aliás, este ano deve ser lançado 28 novos modelos da empresa. A empresa tem um objetivo claro: tornar-se a marca número um em países-chave.

O executivo enfatizou a importância de manter investimentos contínuos na América Latina em serviços de peças e atendimento ao cliente, e destacou a necessidade de apoiar financeiramente os distribuidores e clientes da região. Para conseguir isso, a LiuGong planeja recrutar mais talentos locais e trabalhar em estreita colaboração com eles no desenvolvimento e melhorias de produtos.

Em geral, o Sr. Zeng agradeceu aos clientes e distribuidores da região, lembrando que a marca busca o sucesso de longo prazo e o crescimento sustentável do negócio. A empresa também tem planos de introduzir novas tecnologias para ajudar os clientes a controlar custos, melhorar a eficiência e a segurança e tornar suas operações mais transparentes e com crescimento sustentável.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL