Lintec nas Cataratas do Iguaçu

Cataratas del Iguazú. Cataratas do Iguaçu (Foto: Lintec)

A brasileira Pavimentações e Terraplenagens Schmitt, parte do Grupo Itax, acaba de adquirir sua primeira usina de asfalto Lintec, uma CSD2500B, que foi permanentemente instalada ao longo de uma estrada principal no Paraná para apoiar suas futuras obras de manutenção e construção em todo o estado.

Atraídos pela simplicidade e baixo custo operacional do modelo, a empresa encomendou a usina misturadora de asfalto com tambor de tela dupla. A instalação foi concluída em setembro de 2021, com a fábrica instalada em um trecho da BR-277 entre os municípios de Guarapuava e Foz do Iguaçu, próximo às fronteiras da Argentina e do Paraguai.

Um dos primeiros projetos em que a equipe trabalhou foi um esquema de melhoria em uma estrada de acesso às mundialmente conhecidas Cataratas do Iguaçu, que ficam na fronteira entre o Parque Nacional do Iguaçu no Brasil e o Parque Nacional do Iguaçu na Argentina.

Anderson Schmitt Anderson Schmitt. (Foto: Lintec)

Este grupo de 275 cachoeiras, que têm entre 64 e 82 m de altura, é a maior queda d’água do mundo. Como uma das atrações turísticas mais populares do Brasil, eles podem atrair mais de 2 milhões de visitantes por ano. Historicamente, a maioria dos visitantes tem se aproximado das quedas do lado argentino. Entretanto, com as melhorias de acessibilidade sendo apoiadas pela usina de asfalto Lintec, isto deverá impulsionar o tráfego de visitantes do lado brasileiro, ajudando a economia local.

“Tínhamos uma mente completamente aberta quando escolhemos nossa usina; apenas precisávamos de uma unidade confiável que fosse capaz de atender às necessidades futuras de nossos clientes em termos de produção de alto volume de uma mistura asfáltica de alta qualidade consistente”, explicou Anderson Schmitt, sócio-gerente do Grupo Itax. “O CSD2500B nos atraiu porque tem um projeto diferente e mais inovador que outras marcas que simplificará a fabricação de misturas asfálticas de baixo custo para construção ou reabilitação de estradas, aumentando a capacidade das estradas existentes e executando uma variedade de obras de infraestrutura urbana”.

Características que melhoram a produtividade

Uma das características do equipamento Lintec é sua tecnologia de tambor de tela dupla, que reduz o consumo de combustível e a manutenção, eliminando a necessidade de um elevador quente e peneiras vibratórias devido à combinação de aquecimento e peneiramento de agregados em uma única unidade de processo. A área de peneiramento de 46 m2 garante o processamento rápido e eficaz de até 45 toneladas de material entregues a partir dos silos de agregados quentes.

La planta de asfalto Lintec CSD2500B en Paraná. A usina de asfalto Lintec CSD2500B no Paraná. (Foto: Lintec)

Graças à sua modularidade, o equipamento pode ser rápida e facilmente montado e desmontado, e é altamente transportável. “Além disso, o rígido contato com o solo oferecido por este projeto garante um alto nível de estabilidade em solos adequadamente compactados, o que reduz os custos de instalação da planta, eliminando a necessidade de uma base de concreto”, diz Lintec.

“Além dos já reduzidos níveis de ruído e poeira, é importante que, estando tão perto do parque nacional, tenhamos a capacidade de adicionar uma unidade de controle de poluição, um sistema de reciclagem RAP ou um sistema asfáltico de mistura quente quando necessário. Na verdade, faz muito sentido econômico fazê-lo. Nos seis meses em que temos usado a fábrica, ela teve um desempenho impecável e é ótimo saber que podemos confiar totalmente nela para apoiar nossos projetos futuros”, concluiu Anderson Schmitt.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL