Linha Laranja: tatuzão chega à Estação PUC-Cardoso de Almeida

Futura linha, projeto executado por meio de uma parceria do Estado com a iniciativa privada, terá 15 estações e 15,3 km de extensão.

O progresso da construção da Linha 6-Laranja do metrô, uma das maiores empreitadas de infraestrutura na América Latina, liderada pela concessionária Linha Uni e pela construtora Acciona, está se materializando nas profundezas do subsolo paulista.

A tuneladora Maria Leopoldina, ao alcançar a Estação PUC-Cardoso de Almeida, sua quinta estação, contribui para conectar um total de sete estações ao longo da Linha 6.

O shield, com um diâmetro de 10,61 m e peso de 2 mil toneladas, facilitará a interligação da Estação PUC-Cardoso de Almeida com outros poços de ventilação e paradas da Linha 6-Laranja, avançando em direção ao trecho sul até atingir o próximo ponto na Estação FAAP-Pacaembu.

Cerca de 50 pessoas, distribuídas em três turnos de trabalho, são necessárias para operar e dar suporte ao equipamento. A tuneladora possui instalações como refeitório, cabine de enfermagem, esteira rolante para remover o material escavado, além de cabine de comando e equipamentos auxiliares.

“Com a chegada da tuneladora à Estação PUC, alcançamos metade das escavações no sentido sul, representando um avanço significativo em direção à Estação São Joaquim”, observa Jaime Juraszek, CEO da Linha Uni. “Continuamos empenhados em aprimorar a mobilidade urbana em São Paulo”, acrescenta.

Estação PUC-Cardoso de Almeida (LinhaUni)

Até a chegada à Estação PUC-Cardoso de Almeida, a tuneladora percorreu 4.573 m, possibilitando a instalação de aproximadamente 2.150 aduelas. A máquina continuará a abranger mais cinco estações em direção ao destino final, a futura Estação São Joaquim.

No total, a Linha 6-Laranja do metrô já possui 6,7 km de túneis construídos pelas tuneladoras norte e sul. Atividades estão em andamento em 15 estações, no Pátio Morro Grande, e em 18 poços de Ventilação e Saída de Emergência (VSE).

Nove estações já concluíram as escavações, totalizando 2,2 km de túneis construídos no método convencional (NATM).

O Ramal Universidade, que conectará a Brasilândia, na zona norte, à Estação São Joaquim, no centro da cidade, tem a expectativa de transportar mais de 630 mil passageiros diariamente. Com o novo ramal, o tempo de deslocamento, atualmente de uma hora e meia de ônibus, será reduzido para apenas 23 minutos.

A Linha 6-Laranja do metrô de São Paulo representa a maior obra de infraestrutura em andamento na América Latina, com um investimento superior a R$ 18 bilhões. Após a conclusão das obras, a operação do ramal metroviário será conduzida pela Linha Uni pelos próximos 19 anos.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL