Linha amarela: venda de máquinas seminovas cresce 35% no último ano

A pandemia do coronavírus, seguida pelo conflito entre a Rússia e a Ucrânia, influenciaram o mercado de máquinas seminovas, principalmente devido ao alongamento dos prazos para a entrega de máquinas novas.

Para empresa, cenário em médio prazo é otimista para a venda de máquinas usadas. Foto: SYX

A paranaense SYX, um centro de negócios que realiza a gestão de ativos e inservíveis de empresas, registrou em 2022 um aumento de 35% na procura por máquinas usadas em sua plataforma: “Os compradores precisam das máquinas de imediato e, por este motivo, as usadas, muitas vezes, são a única opção”, explica o CCO da SYX, Robson Moura.

A empresa atua nas áreas de Infraestrutura, Florestal, Metal e Mecânica e Mineração, vendendo máquinas e equipamentos da linha amarela, além de veículos e sucata, organizando e otimizando o processo de vendas dessas e de outras categorias. Entre os itens que tiveram uma procura significativa estão as retro escavadeiras, pás carregadeiras, escavadeiras hidráulicas, caminhões e implementos. “Nós temos produtos nos mais diversos estados de conservação, desde máquinas que estão operando a pleno uso, equipamentos em final de vida que podem ser vendidos em partes e peças até equipamentos que precisam ser destinados como sucata”, afirma Moura.

Semanalmente, pela plataforma, são realizados os chamados BIDs, também conhecidos como cotação eletrônica online, para empresas como Votorantim Cimentos, CBA – Companhia Brasileira de Alumínio, RHI Magnesita, CYMI, entre outras, que escolheram a SYX como plataforma para a venda de ativos em desuso.

“Nossa ideia é democratizar os estoques e possibilitar que os compradores tenham acesso a máquinas usadas de grandes empresas.”, complementa.

Sobre a expectativa futura do setor, Robson Moura diz que há grandes desafios, mas que o cenário em médio prazo é otimista para a venda de máquinas usadas: “O Brasil é um país continental e, de fato, ainda muito carente na questão logística e de distribuição. Então, o mercado de máquinas e peças usadas acaba sendo uma boa alternativa para atender a esta necessidade crescente”.

Sobre a empresa - A SYX foi fundada em 2012, como Central de Materiais, e é um centro de negócios que realiza a gestão de ativos e inservíveis de empresas, organizando e otimizando o processo de venda desses materiais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL