Linha 6 Laranja paralisa obras em São Paulo
09 September 2016
Por falta de recursos, o consórcio responsável pela construção da linha 6 Laranja do metrô de São Paulo anunciou esta semana a paralização das obras.
O consórcio construtor e futuro operador da linha é composto pela Odebrecht, Queiroz Galvão, UTC e o fundo financeiro Eco Realty. As empresas afirmaram que não encontram condições de crédito de longo prazo que possibilitem a continuidade das obras.
As três construtoras do consórcio são investigadas na operação Lava Jato, e por isso encontram as portas dos bancos fechadas para novos créditos.
Com isso, a previsão de entrega da linha 6 Laranja, que era para 2018, se atrasa para 2021 ou mesmo depois. A linha 6 Laranja do metrô da maior cidade do país terá 15,3 quilômetros e 15 estações, conectando o centro da metrópole com sua região nordeste. Estima-se que 600 mil pessoas utilizem a linha diariamente, quando entrar em operação.
Até hoje, a linha já consumiu R$ 2,7 bilhões em investimentos. Com a paralisação, já não se sabe quanto vai custar afinal este projeto.
Recentemente, a linha 4 Amarela do metrô paulistano passou por problema semelhante. Durante um ano, a obra ficou parada por cancelamento de contrato, mas uma nova licitação foi feita e as obras se reiniciaram.