Ligação entre Chile e Argentina em nova fase

By Luciana Guimaraes26 April 2022

O túnel de Paso de Agua Negra, projeto binacional compartilhado por Chile e Argentina, cortará a Cordilheira dos Andes para interligar de maneira mais simples as rodovias dos dois países. Os impactos, entretanto, devem ser mais amplos.

No início de abril, foi assinado por Argentina e Chile a criação de uma entidade binacional responsável pelo projeto do túnel de Las Leñas Pass (Ebileñas), a ser perfurado nos Andes, ligando os dois países.

Ou seja, túnel unirá o porto chileno de Coquimbo e a província argentina de San Juan, cruzando a Cordilheira dos Andes.

As cifras passam de US$ 1,5 bilhão (R$ 4,86 bilhões) dos governos argentino e chileno, além de financiamento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID).

A obra de Água Negra prevê a construção de dois túneis paralelos, com duas pistas cada, ao longo de 14 quilômetros.

Os túneis terão um moderno sistema de ventilação, passagens de emergência para pedestres e para carros, medidas antissísmicas e cabines para as equipes de socorro nas suas saídas.

O setor argentino corresponderá a 72% de sua extensão e o chileno, 28%. Quando estiver pronto, terá um fluxo diário estimado de 2,2 mil veículos, 70% deles de carga.

Sobre o túnel:

Com características únicas - é a sétima em todo o mundo a unir dois países - a obra já é considerada a mais importante da América Latina depois da ampliação do Canal do Panamá, concluída em junho do ano passado.

Trata-se do terceiro túnel previsto sob os auspícios do Tratado de Integração e Cooperação de Maipu, que celebra o 30º aniversário do acordo de Amizade e Cooperação assinado pelos dois países, pondo fim a décadas de disputas territoriais e políticas.

Os outros dois protocolos adicionais referem-se à entidade binacional para a construção de um “túnel ferroviário trans-Andes de baixa altura” e o túnel internacional de Paso de Agua Negra.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Como o planejamento da elevação está integrado à segurança e aos negócios?
Hannah Sundermeyer conversa com especialistas em engenharia sobre o estado atual do planejamento de elevadores
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL