Liebherr volta a fabricar guindastes RT

By Cristián Peters25 October 2016

Liebherr LRT

Liebherr LRT

Depois de 20 anos sem participar do mercado de guindastes rough terrain (RT), a Liebherr anunciou o lançamento de dois modelos desta categoria na próxima Conexpo, em março em Las Vegas, Estados Unidos.

Os guindastes para terrenos acidentados LRT 1090-2.1 e LRT1100-2.1 se baseiam no mesmo conceito técnico básico. O chassi e a estrutura central apresentam desenhos praticamente idênticos. As diferenças são em relação ao alcance da lança, a tecnologia de extensão telescópica, o peso dos contrapesos e as capacidades de carga.

A LRT 1100-2.1, de 100 toneladas de capacidade, apresenta uma lança telescópica de 50 metros de comprimento, com sistema de telescopagem “telemática”, através do qual as diferentes seções da lança se extraem com um único cilindro e de forma independente uns dos outros, e em seguida se embainham no elemento telescópico que fica justo acima. Por sua vez, o LRT 1090-2.1, com capacidade de 90 toneladas, apresenta lança telescópica de 47 metros de comprimento. Seu sistema telescópico conta com um cilindro hidráulico de duas etapas, com mecanismo de extração e recolhimento do cabo.

Os dois novos modelos vêm de fábrica equipados com um sistema de controle da longarina. O momento de estabilização, sobre os pneus ou patolas, é detectado automaticamente e integrado ao controle do guindaste. Também é registrada e supervisionada a montagem do contrapeso na estrutura central e a montagem da lança auxiliar dupla opcional, incluído aí seu ajuste angular.

Os novos RT da Liebherr trazem de fábrica o sistema de apoio variável VarioBase, patenteado pela fabricante alemã, com o qual se pode estender cada um dos estabilizadores conforme as necessidades específicas. O trabalho do guindaste é protegido mediante a limitação do momento de carga através do sistema LICCON, que calcula as capacidades de carga exatas permitidas para cada situação. Assim se evitam acidentes por má operação, ou situações de carga lateral que podem fazer tombar um guindaste.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL