Liebherr informa demanda constante em construção
06 November 2020
O Grupo Liebherr espera uma diminuição nas vendas de entre 10% e 15% em 2020, devido em parte aos efeitos da pandemia, mas a fabricante mundial de equipamentos continua otimista com o final do ano, pois a demanda que se verifica em construção e mineração é constante.
Após três anos consecutivos de crescimento significativo e um faturamento recorde de cerca de US$ 13,9 bilhões em 2019, o grupo alemão vem se preparando para uma desaceleração, não só como resultado da pandemia como pelos ciclos naturais do mercado. O crescimento econômico havia se tornado constante, e provavelmente teria reduzido o ritmo mesmo sem a pandemia.
No primeiro semestre de 2020, a Liebherr obteve uma receita em torno de US$ 5,8 bilhões, 13,5% abaixo das receitas do mesmo período no ano anterior, segundo informe da empresa. No geral, as áreas de máquinas de construção e mineração registraram quedas menores que as demais áreas de produto.
Dentro da divisão de Máquinas de Construção e Mineração, as divisões de Guindastes de Torre e Movimentação de Terra foram mais afetadas do que as divisões de Mineração, Guindastes Móveis e Tecnologia de Concreto, cujas receitas caíram moderadamente.
Em conjunto, a demanda melhorou no terceiro trimestre de 2020 com relação ao segundo trimestre, embora sem alcançar o nível do ano passado.
A companhia informa que não houve um cancelamento significativo de pedidos por máquinas de construção e equipamentos de mineração na primavera e no verão europeus, e a situação dos pedidos está em estabilidade para a maioria dos segmentos de produtos.
Houve uma redução significativa nas receitas provenientes da América do Sul e da América Central, seguidas por Europa e América do Norte. Apesar disso, a Liebherr conseguiu manter seu nível de vendas na África e Oriente Médio, e cresceu nas regiões da Ásia e Oceania, conforme informação da companhia.