Liebherr comenta aspectos de manutenção de equipamentos

04 March 2022

Em busca de mais dados sobre manutenção de equipamentos, a Construção Latino-Americana conversou com Robson Bosco, Supervisor de Assistência Técnica, para Terraplenagem, da Liebherr Brasil.

Quais são os principais fatores a considerar ao manter uma equipe?

Um dos principais fatores na hora de manter uma equipe é manter os gestores treinados e atualizados sobre as mais recentes tecnologias e processos de manutenção de máquinas. Isso garantirá a manutenção ao mais alto nível e, claro, a mais alta disponibilidade das máquinas. Como fabricante, temos que dar todo o suporte ao cliente, para que ele possa realizar todas as manutenções necessárias, na hora certa. A manutenção preventiva, corretiva e preditiva são igualmente importantes para garantir a máxima produtividade.

Quais são os principais indicadores a ter em conta numa manutenção diária, semanal, trimestral?

Para as máquinas Liebherr, as horas de operação definirão o ritmo. Dependendo deles, diferentes planos de inspeção são devidos. O Tempo Médio Entre Falhas (MTBF) e o Tempo Médio para Reparo (MTTR) também são KPIs que os clientes geralmente analisam para medir a qualidade da manutenção. O MTBF ajudará a medir a confiabilidade da máquina, enquanto o MTTR medirá quanto tempo levará para o reparo.

O que a empresa está fazendo para facilitar a manutenção de seus equipamentos?

No Brasil temos um cargo chamado de engenheiros de pós-venda. Eles são responsáveis ​​por acompanhar de perto os clientes. Nosso objetivo é estar o mais próximo possível do cliente, apoiando-o com conselhos de serviço e dados funcionais para que ele possa agendar e fornecer tudo (desde peças de reposição até agendamento de parada de máquina) para manutenção. Nosso objetivo é apoiar o cliente o máximo possível para trabalhar de forma preventiva e não corretiva.

Como a telemetria veio ajudar em uma manutenção mais adequada?

A partir do centro de controle/centro de gerenciamento de frota, você pode receber dados importantes da máquina. Esses dados oportunos podem fornecer ações corretivas rápidas e assertivas em relação à recuperação da máquina, economizando dinheiro e tempo durante paralisações inesperadas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL