Liebherr Chile SpA torna-se certificada em comércio exterior

Com o objetivo de garantir a segurança da cadeia logística internacional, a Liebherr Chile SpA iniciou há um ano os procedimentos de implementação e certificação para o comércio exterior, colocando a empresa entre os cinco primeiros importadores no Chile a obter esta importante certificação.

OEA certificado Liebherr

O Programa de Reconhecimento Internacional para qualificar-se como Operador Econômico Autorizado (OEA), permite unir esforços de colaboração entre instituições alfandegárias fronteiriças e empresas importadoras, contra os principais riscos presentes no comércio exterior (terrorismo, contrabando, tráfico de drogas e crime organizado multinacional) e, neste sentido, o Grupo Liebherr possui credenciamentos da cadeia logística na maioria de suas fábricas na Alemanha, França e EUA, entre outras.

De acordo com a empresa, o processo de auditoria ao qual a Liebherr Chile foi submetida consistia em duas partes. A primeira etapa envolveu uma verificação documental preliminar das exigências legais de constituição da empresa requerente, e a segunda etapa envolveu a verificação no local de destino final das importações e das áreas de gestão ligadas à cadeia logística.

Durante a auditoria, os pontos relevantes foram aqueles ligados aos riscos e controle de riscos presentes em toda a cadeia logística, desde quando o elo é gerado com fornecedores no exterior, passando pela gestão de pessoas, os controles atribuídos nos pontos de recebimento de mercadorias - armazéns, até terminar com o cuidado e monitoramento contínuo da verificação de altos padrões de qualidade com operadores logísticos, transportadoras e documentação associada às transações de importação realizadas pela Liebherr Chile.

Benefícios da certificação AEO

De acordo com Liebheer, ter a certificação AEO facilita, simplifica e minimiza os riscos nas operações de comércio internacional. Também proporciona diferentes benefícios financeiros, gerando procedimentos expeditos de aferição e exame físico ou revisão documental de despachos de importação; inspeção preferencial de mercadorias nas instalações; atenção prioritária para o desembaraço de mercadorias; participação preferencial em workshops, congressos e seminários AEO organizados e patrocinados pela Alfândega; a certificação também pode ser utilizada para fins publicitários; benefícios relacionados ao controle e simplificação dos processos alfandegários do Serviço Nacional de Alfândega, entre outros.

“Para a Liebherr Chile, ser certificada dá à empresa um alto nível de confiabilidade perante a alfândega no Chile. É a quarta empresa importadora no Chile a obter esta certificação”, disse a empresa.

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL