Liebherr atinge recorde histórico de faturamento em 2022

O volume de negócios aumentou ligeiramente na União Européia, que é tradicionalmente a região de vendas mais forte do Grupo.

O Grupo Liebherr terminou o ano de 2022 com um novo recorde de faturamento de 12.589 milhões de euros. Em comparação com o ano anterior, a empresa registrou assim um crescimento de faturamento de 950 milhões de euros ou 8,2 %.

Foto: Liebherr

O grupo alcançou um aumento do volume de negócios em 10 de seus 13 segmentos de produtos, alguns deles significativos. Assim, superou seu recorde de faturamento anterior de 2021 em 950 milhões de euros.

O volume de negócios nos sete segmentos de produtos de terraplenagem, tecnologia de manuseio de materiais, máquinas de fundações profundas, guindastes móveis e sobre esteiras, gruas torre, tecnologia de concreto e mineração totalizou 8.561 milhões de euros, 6,9% acima do nível do ano anterior. Nos seis segmentos de produtos de guindastes marítimos, sistemas aeroespaciais e de transporte, tecnologia de engrenagens e sistemas de automação, refrigeradores e freezers, componentes e hotéis, a Liebherr alcançou um faturamento total de 4.028 milhões de euros, um aumento de 11% em relação ao ano anterior.

O volume de negócios aumentou ligeiramente na União Européia, que é tradicionalmente a região de vendas mais forte do Grupo. As taxas de crescimento nos mercados da UE variaram, com o desenvolvimento positivo dos negócios na Holanda e na Itália em particular. A Liebherr se desenvolveu extremamente positivamente na América do Norte e nas Américas Central e do Sul, com fortes impulsos de crescimento vindos dos EUA e Canadá, e novamente do Brasil. O Grupo também registrou um aumento agradável na África, bem como no Oriente Próximo e Médio. O volume de negócios na Ásia e Oceania ficou ligeiramente acima do nível do ano anterior.

O Grupo Liebherr alcançou um lucro líquido de 2 milhões de euros em 2022. Os resultados operacionais e o resultado financeiro diminuíram significativamente em comparação com o ano anterior. O número de funcionários cresceu novamente no ano comercial de 2022. No final do ano, o Grupo Liebherr tinha um total de 51.321 funcionários em todo o mundo. Em comparação com o ano anterior, isto constituiu um aumento de 1.710 funcionários.

Investimentos tradicionalmente altos em pesquisa e desenvolvimento

Como empresa de tecnologia, o Grupo Liebherr persegue o objetivo de contribuir decisivamente para o progresso tecnológico nos setores relevantes para o Grupo. Por isso, no ano passado, o Grupo investiu 588 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento. A maior parte disto foi utilizada no desenvolvimento de novos produtos. Numerosos empreendimentos de cooperação com universidades ou instituições de ensino superior e institutos de pesquisa foram iniciados ou continuados.

As tecnologias de impulso alternativas continuam a ser um ponto focal dos projetos de pesquisa na Liebherr. Como parte de sua abordagem tecnologicamente neutra, que leva em conta as mais diversas áreas de aplicação e exigências de produtos de clientes no mundo todo, o Grupo está trabalhando, entre outras coisas, no aumento do uso de óleos vegetais hidrogenados (HVO). O combustível, que é derivado de fontes renováveis de energia, pode ser usado diretamente em uma grande proporção das máquinas de construção, guindastes e máquinas de mineração da Liebherr, reduzindo assim também significativamente as emissões de CO2 das frotas existentes.

Uma novidade absoluta é o R 9XX H2: A escavadeira de esteira, que ganhou o prêmio Bauma Innovation Award for Climate Protection, é movida pelo motor de combustão de hidrogênio H966 da Liebherr e não emite quase nenhum CO2 durante a operação do canteiro de obras. A Liebherr também continuou suas pesquisas sobre sistemas de células de combustível para a indústria da aviação. O primeiro destes sistemas foi comissionado com sucesso em 2022.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL