Liebherr apresenta sistema de controle do balão de betoneira

By Fausto Oliveira28 August 2017

EMC-BR fixa as rotações do balão enquanto libera potência para motor do caminhão.

A Liebherr apresentou na Concrete Show um novo sistema de acionamento do balão de sua betoneira HTM 804, de 8 m3. Pelo sistema EMC-BR, o controle da velocidade de giro do balão não fica mais conectado ao que acontece com o controle de velocidade do caminhão.

Com o sistema, o caminhão pode se movimentar em diferentes condições de tráfego sem mudar a velocidade de giro do tambor onde está o concreto. O EMC-BR fixa a velocidade de giro do balão. Em consequência disso, gasta-se muito menos diesel e se garante uma melhor homogeneidade do concreto.

Se ao aumentar a potência do motor empregada, por exemplo, num aclive, gira-se o balão com mais velocidade, o equipamento estará gastando mais diesel com o balão, desnecessariamente. Além disso, o concreto receberá mais movimento do que o que estaria indicado.

Outros impactos positivos do sistema de fixação do número de rotações do balão é permitir mais dirigibilidade ao caminhão da betoneira, já que a potência do motor ficará isenta de surpresas por demandas extra provenientes do balão. A durabilidade do balão também tende a aumentar com o sistema, pelo menor número de voltas ao longo do tempo.

O sistema pôde ser testado numa betoneira de testes que a Liebherr colocou na parte externa da Concrete Show, no que a empresa chamou de BetonDrive.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Movimento elétrico
Os tempos modernos trazem consigo inúmeras inovações. No artigo de Luciana Guimarães, a CLA revê algumas novidades sobre a terraplenagem.
Considerações sobre lança articulada
Orçamentos, tarefas específicas, detalhes técnicos são alguns dos aspectos a serem considerados na compra de uma plataforma
Acess M20: Para cima
Alguns podem considerar 2020 uma anomalia que dificilmente se repetirá. Quanto ao accessM20, também pode ser visto como um sinal dos tempos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL