Liebherr apresenta máquinas elétricas para mineração
08 April 2019
Escavadeira de 210 toneladas é 100% elétrica. Caminhão rígido tem sistema misto.
Já como parte de seus lançamentos para a Bauma, a Liebherr apresentou duas máquinas elétricas para o setor de mineração, a R 9200 e o T236.
A R 9200 é uma escavadeira 100% elétrica de 210 toneladas que tem potência nominal de 850 kW (1.139 HP). Segundo a empresa, o equipamento equilibra o rendimento com a consciência ambiental, e tem 25% menos de custos de manutenção em comparação com uma escavadeira a diesel do mesmo porte.
A marca oferece um opcional que é um enrolador de cabo para todas as escavadeiras elétricas. Este conceito agrega à máquina maior mobilidade e menores requisitos de mão de obra. O carretel do cabo é autônomo e tem capacidade de 245 a 300 metros, dependendo do tipo de escavadeira.
Por sua vez, o T236 é um caminhão rígido de mineração de 100 toneladas com motor elétrico diesel. O eixo traseiro é movimentado por motor elétrico, que extrai sua energia de um motor diesel.
Quando sobem uma inclinação, os veículos devem mudar de marcha, o que transmite forças consideráveis às rodas. A variação de grau e carga útil podem resultar em ineficiência para os caminhões com tração mecânica, o que limita a capacidade de maximizar e manter a velocidade e a força nas inclinadas. O T236 aproveita-se das inovações da propulsão elétrica da Liebherr com a introdução do sistema CA Litronic Plus Generation 2 integrado verticalmente. O T236 realiza seu trabalho com potência contínua, a fim de maximizar a velocidade em inclinações.