Liebherr: 2023 marca mais um ano comercial de receita recorde
03 April 2024
O Grupo Liebherr terminou o ano comercial de 2023 com uma receita recorde de 14.042 milhões de euros.
A receita da Liebherr mais uma vez aumentou significativamente em comparação com o ano anterior. O Grupo obteve aumento de receita em 11 de seus 13 segmentos de produtos, alguns deles significativos.
Ele superou seu recorde de receita anterior de 2022 em 1.453 milhões de euros. Com 9.557 milhões de euros, a receita nos segmentos de produtos de terraplenagem, tecnologia de manuseio de materiais, máquinas de fundação profunda, guindastes móveis e sobre esteiras, guindastes de torre, tecnologia de concreto e mineração foi 11,6% maior do que no ano anterior. Nos segmentos de produtos de guindastes marítimos, sistemas aeroespaciais e de transporte, tecnologia de engrenagens e sistemas de automação, refrigeradores e freezers, componentes e hotéis, a Liebherr alcançou uma receita total de 4.485 milhões de euros, um aumento de 11,3% em comparação com o ano anterior.
Os negócios registraram crescimento positivo em praticamente todas as regiões de vendas. Um aumento satisfatório da receita foi registrado na União Europeia, que tem sido tradicionalmente a região de vendas mais forte do Grupo. As receitas na Alemanha, França e Espanha registraram um crescimento particularmente positivo. O Grupo registrou um leve declínio nos países fora da UE. O ano comercial também foi extremamente animador na América do Norte - impulsionado pelos EUA e pelo México -, bem como na Ásia e na Oceania. A receita na região da África, Oriente Próximo e Oriente Médio também ficou bem acima do nível do ano anterior. Na América Central e do Sul, a receita permaneceu no mesmo nível do ano anterior.
O Grupo obteve um lucro líquido de 367 milhões de euros em 2023. Tanto o lucro antes de juros e impostos (EBIT) quanto o resultado financeiro melhoraram significativamente. Além disso, o número de funcionários cresceu mais uma vez no ano comercial de 2023. No final do ano, a Liebherr tinha um total de 53.659 funcionários em todo o mundo, 2.338 a mais do que no ano anterior.
Pesquisa e desenvolvimento: foco em acionamentos alternativos e digitalização
A Liebherr está perseguindo o objetivo de ser um dos principais atores no avanço da inovação tecnológica. Consequentemente, o Grupo investiu 634 milhões de euros em pesquisa e desenvolvimento no ano anterior. A maior parte desse valor foi usada no desenvolvimento de novos produtos. Os campos de acionamentos alternativos, digitalização e autonomia foram, mais uma vez, o foco principal da pesquisa e desenvolvimento. A Liebherr continuou a desenvolver tecnologias existentes no ano comercial de 2023 e adicionou várias máquinas, componentes e soluções ao seu programa de produtos.
Na tecnologia de acionamento, a Liebherr está adotando uma abordagem que engloba novas tecnologias. Isso inclui acionamentos elétricos, combustíveis alternativos para motores de combustão convencionais e acionamentos baseados em hidrogênio, como motores de combustão de hidrogênio e células de combustível de hidrogênio.
No campo da digitalização, a Liebherr também avançou no desenvolvimento, entre outras coisas, de várias plataformas digitais no ano comercial, tornando as máquinas mais confiáveis, mais convenientes e mais eficientes.