Lançado documento sobre metodologias para medir a pegada de carbono de produtos e edifícios

Chile GBC lança documento sobre metodologias para medir a pegada de carbono de produtos e edificações no Chile

Segundo dados do Ministério da Energia, com base no Inventário Nacional de Gases de Efeito Estufa (INGEI) de 2016, o setor da construção civil é responsável por 7% das emissões nacionais. No entanto, esse dado contrasta fortemente com os 39% determinados por organizações como IEA, GlobalABC e World Green Building Council.

Esta inconsistência nos números deve-se sobretudo ao facto de não existirem dados específicos para o setor da construção e de não se ter abordado o impacto do ciclo de vida completo dos edifícios em termos de carbono incorporado e operacional.

Para resolver este problema, é evidente que se deve avançar na coleta de dados sobre o desempenho ambiental das edificações, tanto residenciais quanto de uso público, com uma abordagem de ciclo de vida completo, a fim de fornecer informações que minimizem estimativas e avanços em metas que coletar o comportamento real do setor.

Neste cenário, o Chile Green Building Council acaba de lançar o documento “Estratégias de Medição, Verificação e Comunicação de Impactos Ambientais no Setor da Construção” que compila e fornece informações técnicas sobre metodologias, regulamentos, softwares e certificações para identificar o formato e o mais adequado estratégia para medir e gerenciar a pegada de carbono de materiais, produtos, edifícios e infraestrutura.

Gabriela Sabadini, Coordenadora de Projetos Técnicos do Chile Green Building Council, destaca que as informações contidas no documento “permitem saber quais metodologias e softwares internacionais para análise de ciclo de vida são os mais aptos para serem utilizados no mercado nacional e quais podem ser integrados em certificações nacionais como CES e CVS, bem como contribuir para a promoção do ecodesign na área dos materiais e produtos de construção”.

Nesse sentido, ele comenta que os dados coletados no documento facilitam ter uma base de informações necessárias para avançar na redução de emissões no setor da construção e também incluem estudos de caso nacionais, para os quais o conteúdo deste relatório é um recurso fundamental. implementar políticas de medição de pegada de carbono em empresas, organizações e instituições públicas tanto no Chile como no resto da América Latina.

“Massificar o conhecimento sobre as diferentes alternativas disponíveis e comunicar aquelas que são mais adequadas para uso no mercado nacional e regional, permite facilitar a incorporação dessas práticas e esquemas validados internacionalmente nos sistemas de certificação e instrumentos regulatórios nacionais, para ajudar a promover a competitividade e gerar maiores capacidades no setor da construção e gerar um ecossistema propício para enfrentar os desafios relacionados às mudanças climáticas e à economia circular”.

Cabe destacar que este documento conta com a colaboração da Aceros AZA, EBP Chile, CTEC, Edge Latam, One Click LCA e World Green Building Council; e já está disponível para download no seguinte link https://lnkd.in/eDnzzrbG

CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL