Lançada plataforma inovadora para passaporte de materiais e gerenciamento de ativos

Essa iniciativa, pioneira e inovadora em nível nacional e regional, é desenvolvida e gerenciada pelo Chile Green Building Council (Chile GBC) e pelo Centro Tecnológico de Inovação em Construção (CTEC).

O Passaporte de Materiais e Ativos Sustentáveis P+ consiste em uma plataforma tecnológica inovadora e pioneira em nível nacional e latino-americano, cujo objetivo é a elaboração de passaportes de materiais e ativos imobiliários, com base em informações verificadas que suportam atributos de circularidade, impactos ambientais e toxicidade de todos os materiais, produtos e componentes de um edifício, tornando-se um grande inventário para os atores do ecossistema e fornecendo informações detalhadas que apoiarão a gestão sustentável dos ativos imobiliários.

Essa é uma iniciativa do Chile GBC e do CTeC.

Essas informações permitem cálculos e a geração de indicadores e relatórios que, além de valorizar o uso atual do produto ou ativo avaliado, ajudam a visualizar seu potencial de valorização, apoiando, assim, uma abordagem holística do gerenciamento sustentável.

Essa iniciativa, pioneira e inovadora em nível nacional e regional, é desenvolvida e gerenciada pelo Chile Green Building Council (Chile GBC) e pelo Centro Tecnológico de Inovação em Construção (CTEC), ambas organizações sem fins lucrativos especializadas em promover o desenvolvimento sustentável e a inovação no setor de construção.

María Fernanda Aguirre, diretora executiva do Chile GBC, destaca que “o objetivo do passaporte é comunicar atributos de sustentabilidade em materiais e edifícios, promovendo e incentivando a regeneração, a preservação de recursos não renováveis, a redução de emissões e a transparência de componentes químicos potencialmente prejudiciais, reduzindo assim os danos ambientais e a pegada social no ambiente construído”.

É também um recurso importante para a coleta de informações relevantes para a elaboração de políticas e definição de metas na estrutura dos compromissos de adaptação, mitigação e resiliência às mudanças climáticas.

“Entre seus benefícios, inclui indicadores de desempenho de impacto ambiental no estágio do ciclo de vida do produto, de acordo com a EN 15804 e a EN 15978, e a construção de uma linha de base de carbono incorporada para materiais e produtos com a colaboração da plataforma EC3 do Carbon Leadership Forum, que também será vinculada aos elementos do BIM. Tudo isso possibilitará o gerenciamento do impacto por meio de estratégias de redução e comparabilidade com base na intensidade de carbono”, acrescenta María Fernanda Aguirre.

Natalia Reyes, diretora de sustentabilidade do CTEC, destaca que “no nível do ativo, a plataforma Materials Passport (P+) registra informações sobre cada um dos materiais e produtos que compõem seus diferentes itens, bem como sua respectiva capacidade cúbica, onde, para a comparabilidade dos resultados associados a diferentes tipologias de edifícios, será possível comparar os resultados dos diferentes tipos de edifícios.

Para comparar os resultados associados a diferentes tipologias de edifícios, foi utilizado um formato de padronização denominado Master Format CSI. Em seguida, para cada material ou produto inserido, é consultada a disponibilidade ou não de passaporte e seu código correspondente, com o objetivo de reconhecer internamente indicadores de sustentabilidade, toxicidade e circularidade, capturando, assim, dados agregados associados ao edifício. Também estamos trabalhando em um painel que possa exibir gráficos de desempenho de forma mais interativa do que o PDF exportado, associado à aplicação de filtros de elementos construtivos de modelos 3D aplicáveis”.

Em última análise, a implementação dessa plataforma terá um impacto positivo no setor, aumentando ou mantendo o valor dos materiais, produtos e componentes de construção ao longo do tempo; facilitando aos desenvolvedores a seleção de materiais de construção circulares, sustentáveis e saudáveis; promovendo o design com materiais mais sustentáveis e circulares; facilitando a rastreabilidade do fluxo de materiais de construção em um ativo imobiliário; disponibilizando informações ambientais sobre produtos e materiais de construção; promovendo incentivos e garantias para materiais secundários e compras sustentáveis; e facilitando a logística reversa ou o retorno de produtos, materiais e componentes, fechando ciclos e, assim, incentivando uma construção mais consciente do ponto de vista ambiental e em sintonia com o desafio do país de avançar em direção a uma construção mais consciente do ponto de vista ambiental e sustentável.

e facilitando a logística reversa ou o retorno de produtos, materiais e componentes, fechando ciclos, e promovendo, assim, uma construção mais consciente do ponto de vista ambiental e em sintonia com o desafio do país de caminhar para a neutralidade de carbono.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL