LafargeHolcim projeta módulo de produção de areia artificial em SP

Para atender a demanda de empresas de fabricação de argamassa, a LafargeHolcim deu início em julho à implantação de infraestrutura para um novo módulo de operação destinado à produção de areia artificial na unidade de Cajamar (SP).

Previsão é que o produto esteja disponível, a partir de outubro, para atender clientes da Região Metropolitana de São Paulo e serão cem empregos diretos já na fase de implementação da planta.

Está prevista uma produção anual de 240 mil toneladas, com receita de R$ 20 milhões.

Vantagens:

A areia artificial, produzida a partir de brita, destaca-se por sua vantagem em relação à comum e pelo alto valor agregado. O novo produto apresenta coloração e qualidade mais estável e menor umidade em relação à areia natural, o que reflete na redução não só do custo, mas também nas emissões de carbono no processo de secagem. Destaca-se ainda a questão logística, uma vez que a areia comum que atualmente abastece o mercado é transportada por caminhão, por cerca de 200 km.

Eduardo Sales, diretor de concreto e agregados, explica: “A tecnologia para o desenvolvimento deste produto inovador está alinhada à questão da sustentabilidade, pilar da LafargeHolcim em suas operações. O processo de extração da areia natural por si só já é agressivo ao ambiente. Além disso, estamos eliminando o deslocamento da areia transportada em caminhões, vindos do interior de São Paulo. E o mais importante, a umidade da areia industrial é de 2%, bem inferior aos 10% da natural. Esse fator reduz consideravelmente o tempo de secagem, economizando energia no processo e reduzindo as emissões de CO2”.

Sobre a LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil, empresa do grupo Holcim, atua no país desde 1951 com um claro compromisso com a sustentabilidade, sendo uma das principais empresas do setor de materiais de construção, com foco em cimento, concreto e agregados. A companhia se juntou à iniciativa da Science Based Targets (SBTi) “Business Ambition for 1.5°C”, tornando-se a primeira empresa mundial da indústria de construção a assinar o compromisso de zerar as emissões líquidas de carbono até 2050 e com metas intermediárias até 2030.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL