LafargeHolcim lança areia artificial

By Luciana Guimaraes29 July 2022

A LafargeHolcim lança este mês no mercado quatro tipos de areia industrial, um produto inovador, de alto valor agregado e mais sustentável que a areia comum. Com investimento de R$ 20 milhões em adequações na planta da unidade de Cajamar (SP), estima-se produção anual de 240 mil toneladas, com aumento de 30% no volume e estimativa de acréscimo de 50% na receita da unidade.

O objetivo é atender clientes de Campinas e da Região Metropolitana de São Paulo.

“Com a introdução da areia artificial no portfólio, esperamos excelentes resultados operacionais e financeiros para a unidade. Esta é uma planta estratégica por sua localização diferenciada entre os principais mercados de argamassa do país. Hoje, os clientes buscam a areia natural em caminhões vindo de regiões muito mais distantes, como os municípios de Bofete e Leme. Agora, além de oferecermos um produto diferenciado, eles terão uma grande vantagem: o menor custo do frete”, explica Eduardo Sales, diretor de Concreto & Agregados.

O projeto nasceu da necessidade de buscar novos mercados e atender às necessidades de potenciais clientes nas regiões ao redor da unidade. Durante a implementação contou com o apoio de empresas e profissionais especializados no segmento de agregados finos e ultrafinos, tendo como principais desafios e premissas a busca pelas especificações de material desejado pelos clientes.

A areia artificial, produzida a partir de brita, conta com diversas vantagens em relação à comum. O produto apresenta umidade 20% menor em comparação à areia comum, o que diminui consideravelmente o tempo de secagem, economizando energia e combustível no processo e, assim, reduzindo as emissões de CO2 e o custo para o cliente. Destaca-se ainda, que por ser uma areia produzida artificialmente não conta com os impactos da extração da areia natural, que pode ser extremamente hostil à natureza. Com a expansão, são produzidas quatro tipos de areia industrial: grossa, média, fina e superfina, utilizadas em diversos segmentos como produção de argamassa, pré-moldados, concreto, aditivos de cimento, entre outros.

Importante destacar, que as areias artificiais são adicionadas ao portfólio de produtos da unidade, numa estratégia de diversificação e diferenciação no mercado de agregados de São Paulo, atendendo a diferentes segmentos na construção civil.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
A magnitude e fomento do conceito ESG e da sustentabilidade
O que antes era tendência, agora é realidade. Considerando os indicadores dos três pilares (meio ambiente, social e governança corporativa), e a inerente preocupação - devida – das empresas, não há como negar que estratégias ESG trazem diversos benefícios para a percepção de valor, real, das companhias.
Compactação: declives suaves
Características excepcionais para um embalador de rolos seguro e eficiente
Conheça alguns dos expositores da M&T Expo 2022
Como parte da rede Bauma, a M&T Expo agora quer ser o carro-chefe da recuperação do mercado
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL