LafargeHolcim de destaca no Prêmio Mulheres na Liderança 2021

By Luciana Guimaraes24 February 2022

Juliana Andrigueto, Diretora de RH e Comunicação da LafargeHolcim Brasil. Foto: LafargeHolcim

A LafargeHolcim Brasil conquistou o segundo lugar no Prêmio Mulheres na Liderança 2021 na categoria construção civil. A pesquisa é promovida pela ONG Women in Leadership in LatinAmerica (WILL), em parceria com o Instituto Ipsos, e esse é o segundo prêmio conquistado pela LafargeHolcim Brasil, o primeiro foi em 2019.

Na premiação, destacam-se as empresas com as melhores práticas, políticas e processos na promoção da liderança feminina, visando estimular a ascensão das mulheres aos altos cargos das organizações. Em 2021, as contratações de mulheres na empresa subiram 290% em relação ao ano anterior, sendo o maior volume de admissões femininas dos últimos três anos. Considerando as contratações de Liderança, o percentual sobe para 400%.

“A diversidade é um dos nossos valores como companhia. Este prêmio é resultado desse valor colocado em prática, com foco e de forma intencional. Foi esse o nosso diferencial. Como o escopo do tema é muito amplo, optamos por começar focando na diversidade e inclusão de gênero, mulher. A partir dessa escolha, levantamos nossos dados sobre os quantitativos de mulheres na empresa de forma geral, em cargos de liderança e mulheres em áreas específicas que tinham maior número de homens. Analisamos as informações e traçamos metas em relação à inclusão feminina. Essa intencionalidade fez com que todas as metas fossem atingidas”, explica Juliana Andrigueto, Diretora de RH e Comunicação da LafargeHolcim Brasil.

A empresa vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para a equidade de gênero nos últimos dois anos. Foram traçadas diretrizes de contratações, sendo estabelecidas metas de, pelo menos, 50% de candidatas mulheres finalistas nos processos seletivos. Além disso, em 2021, o número de horas de treinamento do time feminino aumentou 450%. Em média, as mulheres tiveram 22h de treinamento per capita em 2021, contra 5h em 2020. Hoje, a ocupação feminina em cargos de liderança já atinge 34%, superando a ambição global do grupo de 30% até 2030. No benchmarking do segmento no Brasil, este número não ultrapassa os 12%.

Além das lideranças, a LafargeHolcim vem investindo na inclusão de jovens talentos femininos. No último programa trainee industrial, com vagas em diversas áreas relacionadas a Engenharia, as mulheres conquistaram 80% das vagas, superando a meta da empresa que era de 60% de contratações femininas. “Ter pelo menos 50% de mulheres admitidas nas seleções para os programas de trainee é uma meta da empresa. Esta iniciativa é importante pois além de reforçar o nosso valor Diversidade, ajuda a garantir uma equidade de gênero no futuro”, afirma Rachel Amancio, Gerente de Talentos, Desenvolvimento e Cultura da LafargeHolcim Brasil.

Em outubro do ano passado, a LafargeHolcim Brasil deu outro passo importante na valorização das mulheres na empresa, passando a ser signatária dos Princípios de Empoderamento das Mulheres da ONU (ONU Mulheres). Com a assinatura, a companhia se compromete a desenvolver estratégias e planos de ações voltados para promoção da equidade de gênero e empoderamento feminino no ambiente de trabalho, no mercado em que atua e nas comunidades.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL