LafargeHolcim conta com novo cimento certificado por baixa emissão de gases

By Luciana Guimaraes05 May 2022

A LafargeHolcim buscou a certificação de mais um produto com baixa emissão de CO2 pelo Instituto Falcão Bauer da Qualidade (IFBQ). Este ano, o cimento CPIII 32 conquistou a chancela e apresenta redução de 50% de emissões de gases de efeito estufa em comparação à média dos cimentos nacionais.

Fábrica onde é produzido cimento certificado pelo Instituto Falcão Bauer.

Em 2021, a empresa foi a primeira do segmento de construção civil a receber a certificação no Brasil, com o cimento CP III 40. Ambos são produzidos na unidade de Vitória, no Espírito Santo.

“Pela segunda vez, passamos por uma auditoria externa que validou a metodologia utilizada para calcular a emissão de CO2 em nossos produtos desenvolvidos para oferecer aos clientes soluções sustentáveis. O Instituto Falcão Bauer de Qualidade é uma instituição reconhecida pelo mercado e essa certificação confirma que estamos no caminho certo. Os processos de produção e metodologias avaliados podem, inclusive, serem reproduzidos em outras unidades, conforme suas características locais, ampliando o ganho para o meio ambiente”, afirma Bruno Hallak, Gerente de Sustentabilidade da LafargeHolcim.

O reconhecimento da auditoria independente considerou todo o processo de fabricação do cimento CPIII 32, em cuja produção se recupera ainda mais resíduos industriais que o CPIII 40 e, desta forma, utiliza menos clínquer. Assim, o produto apresenta maior redução nas emissões de CO2. Outro fator importante para o meio ambiente é que esses resíduos deixam de ser destinados a aterros sanitários.

“Com esses dois cimentos certificados, mais uma vez, a LafargeHolcim se mostra pioneira no desenvolvimento de soluções sustentáveis. Hoje, esses produtos atendem as demandas dos clientes dos segmentos técnico e industrial, que já vem realizando projetos mais ecológicos, que buscam certificações verdes nas edificações. Acreditamos que nossa iniciativa vai estimular a sociedade a valorizar cada vez mais a sustentabilidade nas construções, e a tendência é a conscientização do consumidor, que passará a exigir soluções sustentáveis”, explica José Abreu, Gerente de Produtos e Assessoria Técnica da LafargeHolcim.

O Instituto Falcão Bauer da Qualidade atua na área de Certificação de Produtos e Sistemas de Gestão, por meio do processo de Avaliação da Conformidade, baseado em normas nacionais, internacionais ou regulamentos técnicos.

------------------------------------------------------------------------------------------

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL