Komatsu exibe tecnologias projetadas para otimizar a produtividade

No stand da marca na Conexpo, companhia mostrou novidades para os segmentos de Construção, Mineração e Florestal.

Quem passou pela Komatsu, na Conexpo, maior feira de constrição da America do Norte, se deparou com as novas tecnologias da companhia.

No stand, o resultado do investimento constante que marca faz em desenvolvimento de produtos. A multinacional de origem japonesa produz e fornece equipamentos, tecnologias e serviços para a indústria, construção civil, mineração e setor florestal e na feira, exibiu o que há de mais novo no setor como por exemplo,  a escavadeira PC360LCi-11, assim como os equipamentos: D39PXi-24, D51PXi-25 e D71P.

Andrew Earing, Komatsu, Diretor de Produtos e Serviços.

“Estamos realmente satisfeitos com nossa experiência até agora no CONEXPO/CON-AGG 2023. Com base no tráfego de nossos estandes e no número de pessoas com quem falei pessoalmente no show até agora, parece que o comparecimento aumentou significativamente. A área de eletrificação em nosso estande tem sido um dos pontos mais populares para os visitantes. Na feira deste ano estamos apresentando nossas escavadeiras elétricas PC30E e PC210LCE, a nova microescavadeira elétrica PC01E e nossa carregadeira de rodas WA, baseada no chassi da carregadeira de rodas WA70 da Komatsu. Os participantes do show com quem falei ficaram entusiasmados ao ver essas máquinas elétricas, bem como a tecnologia de baterias e os avanços em carga que a Komatsu está trabalhando para disponibilizar às empresas do setor de construção civil.”, decretou Andrew Earing, Komatsu, Diretor de Produtos e Serviços.

Durante exposição, empresa informou que a tecnologia on-machine como o Controle Inteligente de Máquinas, ou iMC 2.0, pode racionalizar o onboarding e ajudar a fechar a lacuna de habilidades do operador, permitindo a automação durante todo o processo de dozing. Tecnologia da Komatsu ajudam a maximizar a eficiência para que os operadores - mesmo os mais novos - possam fornecer uma produção mais precisa.

Atraindo olhares, e projetado para aplicações de processamento, 197-HP PC230F-11 tem um design robusto, um trem de pouso alto e largo, um potente motor de balanço e foi projetado para suportar condições de alta poluição do entulho. O robusto radiador de aletas largas é coberto por telas florestais para serviço pesado e um ventilador de inversão de passo variável ajuda a melhorar o fluxo de ar. 

Chamou atenção ainda o caminhão articulado Komatsu HM400-5. Equipamento é projetado para mover material através de terrenos desafiadores e adversos. Em exibição no CONEXPO-CON/AGG 2023 no estande W42044, o HM400-5 foi desenhado para oferecer desempenho produtivo e consistente para operadores de todos os níveis de experiência.

O caminhão é conhecido no setor por sua confiabilidade e durabilidade a longo prazo. Para apoiar a crescente demanda, a Komatsu começou recentemente a montar caminhões HM400-5 em sua fábrica em Chattanooga, Tennessee. Os caminhões estão agora sendo produzidos tanto naquela fábrica quanto na fábrica da Komatsu em Ibaraki, Japão.

Lançado pela Komatsu pela primeira vez em 2013,  o iMC continua a evoluir, oferecendo funções mais automatizadas para aumentar a precisão e reduzir o desperdício. Máquinas inteligentes ajudam a reduzir as emissões por quantidade de material movimentado porque é “movimentado corretamente” na primeira vez. Esse Controle Inteligente de Máquinas (iMC) da Komatsu incorpora uma série de tecnologias avançadas e proprietárias de máquinas, o iMC lhe dá a oportunidade de tirar proveito da automação sofisticada, que aumenta a produtividade e o projeto de ponta do canteiro de obras.

Outro destaque foi a escavadeira Komatsu PC900LC-11. Máquina versátil, projetada para construção pesada, demolição, manuseio de materiais, esgoto profundo, água, escavação de grande massa e mineração/ pedreira, e oferece oferece maior capacidade de balde e elevação e maior desempenho. O novo sistema de remoção de contrapeso ajuda a facilitar a movimentação desta grande máquina, e a configuração da lança reduz a altura do transporte. Uma nova passagem de serviço pela área permite fácil acesso a filtros, verificações de nível de óleo e portas de amostra. As principais estruturas, barras e braços, com um quadro giratório redesenhado, foram projetados para aumentar a longevidade.

Incorporando uma série de tecnologias avançadas de máquinas proprietárias, a Komatsu D39PXi-24 (105 HP), D51PXi-24 (131 HP) e a D71PXi-24 (237 HP) equipada com o iMC 2.0 oferecem os seguintes benefícios:

Como funciona

A PC230NHD-8 é uma máquina robusta, produtiva e totalmente européia. Projetada e expressamente construída para os mercados europeus, oferece uma produtividade excepcional, confiabilidade e conforto para o operador em um pacote robusto e ecologicamente correto. O exclusivo sistema HydrauMind da Komatsu, a bordo, auxilia em todas as operações, proporcionando um desempenho aprimorado da máquina que está sempre perfeitamente adaptado à tarefa.

Com o controle pró-ativo de adormecer, operadores ainda menos experientes podem automaticamente cortar/tirar do terreno existente. A dúzia mede o terreno que ela rastreia e usa esses dados para planejar a próxima passagem. A produtividade pode melhorar em até 60% em comparação com os métodos convencionais de classificação.

O controle da camada de elevação permite aos operadores espalhar automaticamente o enchimento do terreno existente com o apertar de um botão. Equipamento rastreia e usa os dados coletados para planejar a próxima passagem para até o dobro da produção com camadas consistentes para a qualidade de compactação.

O controle de direção basculante inclina automaticamente a lâmina para manter o curso reto durante a cochilada bruta, o que pode ajudar a reduzir a entrada de direção do operador em até 80%.

Com o dormente automático, corte em desbaste para grau de acabamento, equipamentos com iMC ajudam a fazer cada passagem contar, para uma produção superior em comparação com os sistemas de reposição tradicionais.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL