Komatsu entrega 700º caminhão autônomo para operação em minas

A Komatsu global anunciou esta semana que chegou a 700 o número de caminhões autônomos em operação em todo o mundo com o sistema FrontRunner. Cem deles são do modelo 980E-AT, um dos maiores equipamentos basculantes de ultraclasse do mundo, capaz de transportar 400 toneladas.

Caminhão autônomo em operação na mina de Lomas Bayas, no Chile. (Foto: Komatsu)

O 700º caminhão AHS (Autonomous Haulage System, em Português Sistema Autônomo de Transporte) foi implantado na mina de cobre Lomas Bayas da Glencore, no Chile, que introduziu o Komatsu AHS pela primeira vez em novembro de 2023. Este marco é uma conquista significativa para a Komatsu, que iniciou o teste AHS em 2005 e implementou o primeiro equipamento comercial do mundo em janeiro de 2008. Desde então, a empresa já implantou seus caminhões autônomos em 23 minas, em cinco países, transportando mais de sete bilhões e meio de toneladas métricas de materiais.

“Nossos primeiros caminhões autônomos na região já estão operando. Isso significa a conclusão da primeira etapa deste grande projeto, que pode se estender para outros locais, levando o benefício do que está sendo conduzido aqui hoje”, disse Abraham Chahuán, diretor de Ativos de Cobre da Glencore na América do Sul.

“Expressamos nossa profunda gratidão ao inestimável espírito de parceria da Glencore, que lidera a implantação bem-sucedida do AHS na mina de cobre Lomas Bayas. O FrontRunner está trazendo operações de minas mais seguras, confiáveis e consistentes, ao mesmo tempo em que reduz os custos operacionais e aumenta a produção. A Komatsu continua comprometida em fornecer soluções de qualidade aos nossos clientes”, disse Masayuki Moriyama, presidente global da Divisão de Negócios de Mineração da Komatsu.

A Komatsu permanece empenhada em ajudar os clientes a atingir os seus objetivos, como melhora na segurança e redução de emissões de gases com efeito de estufa, por meio da utilização da tecnologia AHS. Este compromisso está refletido no plano de gestão de médio prazo da Komatsu, tendo o valor Dantotsu – palavra japonesa que representa os conceitos de único e inigualável – para o crescimento sustentável, ou seja, a criação de valor para o cliente que gera um ciclo positivo de melhoria nos lucros e nas resoluções ESG. A Komatsu continuará a se esforçar para criar novos valores a fim de dar passos firmes em direção ao próximo estágio do local de trabalho do futuro, de fora sustentável para a próxima geração.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL