Komatsu e GM colaboram em caminhão de mineração com célula de combustível

A GM expandirá a visão do futuro totalmente elétrico para incluir aplicações mais pesadas.

Vista frontal 3/4 de uma renderização virtual do caminhão de mineração 930E da Komatsu que será alimentado por células de combustível Hydrotec. (Ilustração: Komatsu)

A General Motors e a Komatsu desenvolverão em conjunto um módulo de energia de célula de combustível de hidrogênio para o caminhão elétrico de transporte 930E da Komatsu. A GM, com sua tecnologia de célula de combustível de hidrogênio, e a Komatsu, fabricante global de equipamentos de mineração e construção, projetarão e validarão a tecnologia em conjunto.

“Encontrar novas maneiras de alimentar os equipamentos que nossos clientes precisam para realizar trabalhos vitais de mineração e construção é uma parte fundamental de nosso compromisso de apoiar um futuro mais sustentável”, disse Dan Funcannon, vice-presidente de engenharia e desenvolvimento da Komatsu na América do Norte. “Esse é um trabalho essencial que requer colaboração entre setores, e estamos entusiasmados em trabalhar com a GM nessa importante solução para uma oferta de transporte com zero emissão de escapamento.”

Leves e rápidas de reabastecer, a Komatsu disse que as células de combustível de hidrogênio são ideais para aplicações de eletrificação tradicionalmente alimentadas por motores a diesel. O hidrogênio fornece um método eficiente de acondicionar grandes quantidades de energia a bordo do veículo, sem comprometer a capacidade de carga útil. Além disso, as células de combustível oferecem uma solução de emissão zero de escapamento para veículos com requisitos extremos de transporte, como o caminhão de mineração Komatsu 930E, com uma carga útil nominal de 320 toneladas. Esses veículos normalmente operam em uma única mina durante toda a sua vida útil, simplificando os desafios de dimensionar e implementar uma infraestrutura eficiente de reabastecimento de hidrogênio para atender à frota de veículos.

“Na GM, acreditamos que as células de combustível podem desempenhar um papel fundamental em um futuro livre de emissões, ajudando a eletrificar aplicações mais pesadas além dos veículos de passeio”, disse Charlie Freese, diretor executivo do negócio global Hydrotec da GM. “Os caminhões de mineração estão entre os maiores e mais capazes veículos usados em qualquer setor, e acreditamos que as células de combustível de hidrogênio são as mais adequadas para fornecer propulsão de emissão zero para essas aplicações exigentes.”

Espera-se que os caminhões de mineração movidos a células de combustível da Komatsu forneçam um caminho adicional para a descarbonização além das soluções de carregamento de carrinho ou bateria estática, sem a necessidade de infraestrutura de carregamento adicional dentro das minas.

A Komatsu estabeleceu uma meta de reduzir suas emissões globais em 50% até 2030 e uma meta desafiadora de alcançar a neutralidade de carbono até 2050. A empresa disse que seus planos para atingir essas metas incluem a redução e a eliminação de emissões dentro da oferta de produtos da empresa, bem como nas instalações da empresa e na produção de seus produtos. A Komatsu também trabalha em estreita colaboração com seus clientes para reduzir e eliminar as emissões durante o uso do produto por meio de programas de otimização apoiados pelas soluções de tecnologia e serviços da Komatsu.

O objetivo da GM é ser totalmente neutra em carbono em seus produtos e operações até 2040.

A GM e a Komatsu pretendem testar o primeiro protótipo de veículo de mineração em meados da década de 2020 nas instalações de pesquisa e desenvolvimento da Komatsu no Arizona Proving Grounds. Esse veículo será alimentado por mais de 2 megawatts de cubos de energia Hydrotec.

A GM vem pesquisando e desenvolvendo produtos de célula de combustível há mais de 50 anos e oferece plataformas de tecnologia locais para baterias de íon-lítio e células de combustível de hidrogênio. A GM e a Komatsu acreditam que essas tecnologias complementares podem ajudar a estimular a adoção de soluções de mobilidade de baixa emissão e ajudar outros setores, além dos veículos de passeio, a atingir suas metas de sustentabilidade.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL