Komatsu constrói no Brasil simulador portátil para treinamento

Simulador de segurança de radiador Komatsu construído no Brasil, o primeiro de uma gama de cinco que serão desenvolvidos nos próximos anos

A Komatsu, de fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, vem investindo cada vez mais em segurança nos últimos anos, de forma global.

Uma das mais novas diretrizes é a construção de simuladores de segurança portáteis, feitos com peças de seus próprios equipamentos, para treinar equipes técnicas de manutenção e mecânicos direto em seus distribuidores. No Brasil, o simulador de segurança de radiador é um dos primeiros projetos locais a ser utilizado e que deverá compor uma gama de cinco outros simuladores nos próximos anos.

A Komatsu, de fabricação e fornecimento de equipamentos, tecnologias e serviços para os mercados de mineração, construção, industrial e florestal, vem investindo cada vez mais em segurança nos últimos anos, de forma global. Foto: Komatsu

A simulação de acidentes tem o objetivo de melhorar a conscientização sobre segurança para novos funcionários ou treinamentos de atualização. “Como muitos dispositivos existentes são fixos nos centros de treinamento e, na maioria das vezes, os distribuidores não podem ficar sem seus mecânicos na rede, desenvolvemos um simulador portátil, que pode ser facilmente transportado para nossos clientes, assim toda a sua equipe técnica pode ser treinada de forma adequada”, afirma Ana Flávia, analista de Suporte ao Produto da Komatsu.

A analista, que participou da construção do equipamento, explica que o simulador de segurança, simula um acidente de queimadura, que pode acontecer quando a tampa do reservatório é aberta com o motor aquecido. A pressão acumulada dentro do compartimento ocasiona um jato de água quente que pode atingir o corpo do funcionário causando sérias queimaduras. Desse modo, o mecânico pode conhecer de forma antecipada a importância da condução do Komatsu Yoshi, método de segurança que consiste em focar, apontar e falar yoshi, ou seja, evitar falha humana, falta de atenção, falha de checagem e acidentes. Isto significa aumentar o estado de atenção e facilita o entendimento sobre o mecanismo da estrutura. “Embora não haja um reporte oficial de acidentes que acontecem por conta da falta de treinamento ou por condução errada de equipamentos, nós, da Komatsu, nos preocupamos em antecipar situações e sempre fazer a manutenção de treinamentos com nossos clientes para que o índice de acidentes seja zero todos os anos”, reforça Ana Flávia.

Além de realizar fóruns anuais de segurança com seus funcionários e distribuidores, a Komatsu faz treinamentos periódicos para os mecânicos, além da distribuição de manual de segurança sempre atualizado e de reuniões mensais sobre riscos e possíveis acidentes, cuidados e precauções. “A construção dos simuladores vem para ajudar na multiplicação dos treinamentos e ser um aliado para os mecânicos que, apesar de experientes, lidam com situações de risco todos os dias, aumentando a exposição a acidentes”, conclui Ana Flávia.

O primeiro treinamento com o simulador ocorreu no último semestre com mecânicos do distribuidor Bauko, da Komatsu, que puderam ter a experiência real do que poderia acontecer caso abrissem um radiador sem as orientações adequadas. Para o distribuidor, o simulador portátil, utilizado pela primeira vez por eles, contribuiu para o processo todo de conscientização em segurança. “Um dos pilares mais importantes da Bauko, assim como da Komatsu, é a saúde e segurança de nosso time, nossos clientes e da comunidade. E já estamos conseguindo estar em um patamar de ações preventivas orientativas, e realizar demonstrações práticas, como esse simulador, que contribuiu para que a equipe da Komatsu pudesse apresentar de forma didática um possível acidente e como evitá-lo”, Rilder Rabelo, gerente de suporte ao produto da Bauko.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL