Kamag apresenta novo transportador portuário elétrico
18 April 2024
De acordo com a Kamag, o modelo ePrecisionMover (ePM) possibilita o manuseio de cargas e reboques de forma livre de emissões, contribuindo para a otimização da sustentabilidade nas operações logísticas.
As inovações técnicas incorporadas ao projeto prometem um “desempenho aprimorado e eficiência ecológica” durante as operações.
A fabricante assegura que o transporte eletrificado possibilita um manuseio preciso, rápido e seguro de cargas de todos os tamanhos convencionais, sem comprometer o conforto operacional, ergonomia e funcionalidade dos modelos com sistemas a diesel.
O sistema de acionamento elétrico também promete operação silenciosa e livre de emissões, trazendo benefícios tanto para o meio ambiente quanto para a saúde dos trabalhadores.
Em comparação com o modelo anterior, a terceira geração oferece tempos de carregamento mais curtos e maior eficiência energética.
A empresa destaca que, com a elevação da tensão do sistema elétrico de bordo para 700 volts, o modelo ePM pode ser recarregado em um tempo significativamente reduzido, com menor perda de calor, resultando em uma considerável melhoria da eficiência energética e, consequentemente, em uma maior autonomia de operação.
Equipado com um conjunto de quatro baterias Webasto de 140 kWh de capacidade, o transportador ePM pode operar continuamente por até 9 horas, dependendo das condições.
Com uma potência máxima de 100 kW, o equipamento pode ser recarregado em apenas 90 minutos através de corrente direta em uma estação de carregamento HPC (CCS 2.0).
Com um consumo de 12 kW por hora de operação, o Kamag ePM pode recarregar as baterias em apenas 25 minutos após 3,5 horas de uso.
Outra característica da terceira geração é o sistema de gestão térmica da bateria (eBTM) com bomba de calor, agora incluído como padrão, que otimiza a temperatura da bateria, aumentando o desempenho e prolongando a vida útil dos componentes.