Justiça homologa leniência da Andrade Gutierrez
10 May 2016
A construtora Andrade Gutierrez teve sua proposta de acordo de leniência com o Ministério Público Federal homologada pela Justiça. A obrigação financeira gerada para a empresa é de R$ 1 bilhão. Além disso, a empresa fica comprometida em colaborar com qualquer futura investigação de fatos de corrupção em que ela possa estar envolvida.
Para marcar a celebração do acordo, a construtora mandou publicar nos principais jornais do Brasil um comunicado em que pede desculpas públicas por sua participação no esquema de corrupção da Petrobras e outros casos. No texto, a Andrade também se compromete a mudar seu padrão de comportamento no futuro, e faz propostas para mudar o panorama da construção no Brasil.
Este é o segundo acordo de leniência assinado entre uma grande construtora brasileira e o Ministério Público Federal. O anterior foi da Camargo Corrêa. Mas o da Andrade teve o maior valor de multa.
Além destes casos, a própria Camargo e a Setal tiveram suas propostas de acordo aceitas pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica.