Junho apresenta queda na indústria de insumos
By Juliana De Andrade13 July 2016
A Associação Brasileira da Indústria dos Materiais de Construção (ABRAMAT), acaba de publicar seu último relatório conhecido como Índice ABRAMAT, que indica queda de 10,8% no faturamento deflacionado das indústrias de materiais em junho na comparação com o mesmo mês de 2015.
Segundo o estudo, na relação com maio de 2016, junho também apresentou queda, de 3,7%. Na comparação entre o primeiro semestre de 2016 com o primeiro semestre do ano passado, a retração foi de 14,3%. Esta seria a vigésima nona retração consecutiva nesta base de comparação.
“As condições negativas na economia continuam a afetar o desempenho da indústria. Estamos na expectativa de uma retomada do crédito para reformas e do anunciado estímulo à infraestrutura via concessões e PPPs (parceria público- privada)”, afirma Walter Cover, presidente da entidade.
O relatório também apontou que as indústrias de materiais segmentados em base e acabamento apresentaram variações negativas, de -13,7% e -6,5%, respectivamente, frente a junho de 2015, e que na comparação com maio de 2016, houve queda 3,8% nas vendas de base e de 3,6% nas vendas de materiais de acabamento.
Outra constatação foi com relação ao nível de empregos nas indústrias de materiais de construção, que em comparação a junho do ano passado apresentou retração é de 9,7%.
Os seguidos resultados negativos e a atual conjuntura econômica fizeram a associação rever a perspectiva para 2016, que passa a ser de 8% de retração na comparação com 2015. Para os próximos meses, as projeções apontam para a continuidade das tendências de queda.
REVISTA
BOLETIM
CONECTAR-SE COM A EQUIPE

