JLG Telehandlers Rotativos 3 em 1: versatilidade em locais de trabalho urbano

By Luciana Guimaraes13 April 2022

A JLG Industries agora oferece três novos modelos de telehandlers rotativos, o R1370, R1385 e R11100. Esta nova linha possui capacidades de 11.000 a 13.000 lbs e alturas máximas de alcance de 67 a 97 pés, sendo o R11100 o mais alto da JLG até hoje.

JLG Rotating Telehandler (Foto: JLG)

Com capacidades de máquinas 3 em 1 - um telescópico tradicional, plataforma de trabalho móvel de elevação (MEWP) e guindaste de terreno acidentado - estas máquinas altamente versáteis oferecem capacidades tanto de elevação horizontal como vertical e de colocação.

“As empilhadeiras telescópicas rotativas são há muito populares em toda a Europa. Com a megatendência global rumo à urbanização, estamos vendo um aumento da necessidade desses tipos de máquinas nos Estados Unidos. Com mais centros das cidades vêm ruas mais estreitas e edifícios mais altos com menos espaço aberto entre eles. Nestes tipos de aplicações, às vezes é um desafio utilizar os telemanipuladores tradicionais. Os telehandlers rotativos oferecem a capacidade de colocar a máquina em uma posição fixa e alcançar múltiplas áreas do local, o que significa menos reposicionamento e uma redução no tráfego de máquinas”, diz Rogério dos Santos, vice-presidente de engenharia da JLG.

Principais características

Os três novos modelos JLG têm configurações de base quase idênticas, embora o R1370 e o R1385 tenham barras de 4 seções, enquanto o R11100 tem uma barra de 5 seções. Todas as seções da lança, independentemente do modelo, são acionadas por cilindro e corrente para suportar maior alcance e maior capacidade de elevação.

A rotação contínua de 360 graus do quadro superior nestes modelos permite tanto a capacidade de elevação horizontal como vertical, acrescentando uma nova camada de funcionalidade onde é difícil manobrar um telemanipulador tradicional. E como os telehandlers rotativos JLG são freqüentemente operados no lugar, estes modelos vêm com saídas dianteiras e traseiras tipo tesoura com macacos de nivelamento automático, que permitem ao operador posicionar a máquina e depois nivelar a estrutura até 6 graus para compensar terrenos irregulares.

Com capacidades de máquina 3 em 1, estes telehandlers rotativos JLG podem completar o trabalho feito não somente pelos telehandlers tradicionais, mas também pelos MEWPs quando equipados com uma plataforma de fixação ou guindastes de terreno acidentado quando equipados com uma lança de treliça e guincho - eliminando potencialmente a necessidade de guindastes de até 97 pés.

Produtividade Versátil

O R1370 vem com um motor diesel Perkins de 134 hp, enquanto o R1385 e o R11100 são equipados com motores diesel FPT de 168 hp. Todos os modelos apresentam uma transmissão hidrostática de 2 velocidades, parada a câmbio, que proporciona uma condução mais suave em terrenos irregulares. Os pneus cheios de espuma vêm de série em todos os modelos. Os pneus cheios de espuma são opcionais em duas faixas de rodagem diferentes.

Os tele-manipuladores rotativos JLG estão disponíveis com 13 acessórios especializados, o que lhes permite realizar uma ampla gama de trabalhos. Os acessórios mais populares incluem plataformas de trabalho, guindastes e guinchos, carros padrão e rotativos, garfos, baldes, barras de treliça e ganchos acoplados.

O sistema hidráulico auxiliar padrão e contínuo vem em todos os modelos de empilhadeiras JLG com sistema hidráulico auxiliar duplo opcional disponível para alimentar os acessórios multifuncionais. Um acoplador hidráulico também está disponível para melhorar a eficiência ao alternar entre os implementos.

Elevação e colocação de precisão

Todos os telemanipuladores rotativos JLG vêm com um recurso de inching que permite ao operador operar a lança a uma velocidade ótima sem deslocar a transmissão para o ponto neutro. Controles de barra finamente ajustados e parada suave retarda a barra ao se aproximar do final de seu curso para uma elevação e colocação precisa de materiais.

Uma característica de controle remoto da barra permite ao operador manobrar a barra do lado de fora da cabine quando obstruções impedem a visibilidade clara da área de trabalho.

Estes novos telemanipuladores rotativos também têm uma interface intuitiva para o operador e controles proporcionais de joystick duplo. O joystick correto opera duas funções - levantar e baixar a barra e inclinar, para frente e para trás. O joystick esquerdo controla a extensão e a retração da barra, bem como a rotação da mesa giratória.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL