JLG realiza evento de sucesso no Brasil

09 September 2022

El equipo de JLG que hizo posible el evento JLG Now. A equipe que tornou o evento “JLG Now” possível.

Um evento interessante com mais de cem convidados foi realizado pela JLG em São Paulo, Brasil, no final de agosto. Através da reunião da JLG Now, a empresa ofereceu aos participantes informações sobre seus equipamentos disponíveis e um vislumbre do potencial do mercado brasileiro e latino-americano.

Durante sua apresentação, Michael Brown, vice-presidente de vendas e desenvolvimento de mercado da JLG para a América Latina, comentou que a recuperação das economias latino-americanas tem sido lenta em geral, mas que o setor de locação, em particular, tem tido um dinamismo mais acelerado, tanto na utilização quanto nas tarifas, o que tem impulsionado as vendas da empresa. De acordo com o executivo, a carteira de pedidos da JLG está no auge e durará até 2024.

Adriano Leandro, gerente sênior de vendas e desenvolvimento de mercado da JLG para a América do Sul, disse que o mercado brasileiro tem um forte potencial de crescimento.

La EC520AJ atrajo la atención del público. EC520AJ atraiu a atenção do público.

Em 2013 o Brasil vendeu mais de 7.000 novas unidades de acesso, um número recorde que vem diminuindo ano a ano, mas para o atual exercício financeiro espera um crescimento interessante, que margeia 4.000 unidades, a partir das 2.073 unidades vendidas em 2021.

Um sinal inequívoco do potencial de crescimento do acesso no Brasil é que, segundo Leandro, no país existem 17 máquinas de acesso por 100.000 habitantes (como na Argentina), enquanto em países como o Chile (um mercado muito menor) existem mais de 80 máquinas por 100.000 habitantes, e nos Estados Unidos, mais de 200.

Superando os desafios

Mike Brown presentando ante los invitados al evento. Mike Brown fala aos convidados do evento.

O potencial de crescimento está lá, mas atender a esta demanda pode ser complexo, o que é claro pelo atraso anunciado pela empresa. Um dos fatores que tem perturbado a entrega normal do equipamento é a falta de componentes “dada a falta de fornecimento de itens essenciais como motores, eixos, arneses, bombas hidráulicas, etc.”, explica Brown. Mas não é só que, de acordo com o executivo, há também uma forte influência da falta de mão-de-obra qualificada, “não conseguimos ter todas as mãos necessárias para um turno completo de trabalho”.

Isto levou a JLG a reduzir a produção e buscar alternativas para atender a demanda, como a aquisição de uma fábrica na China para atender a demanda de grandes mercados como Brasil e México.

Novas tecnologias

“Esta é a primeira vez que muitos de nossos clientes poderão ver a ampla gama de equipamentos elétricos da JLG em um só lugar, incluindo várias inovações elétricas totalmente novas”, diz Luca Riga, gerente de marketing e desenvolvimento de negócios da JLG para a América Latina.

Adriano Leandro, gerente sénior de ventas y desarrollo de mercados de JLG para Sudamérica Adriano Leandro, Gerente Sênior de Vendas e Desenvolvimento de Mercado da JLG para a América do Sul.

Em exposição estavam a plataforma de tesoura DaVinci AE1932 totalmente elétrica; a plataforma aérea de tesoura elétrica ES1530L de baixo peso; a plataforma aérea articulada de lança articulada EC520AJ de emissão zero; e a plataforma aérea de tesoura elétrica todo-o-terreno 4069ERT, entre outras.

Em termos de equipamentos elétricos, durante sua apresentação, Leandro mostrou um gráfico de comparação de custos entre equipamentos diesel e JLG movidos a bateria, destacando a competitividade entre as duas tecnologias. Enquanto o valor de aquisição do primeiro pode ser 23% menor, em termos totais, considerando 10 anos de operação e substituição da bateria, o segundo pode oferecer até 20% de economia, destacando a importância de continuar a investir na eletrificação. De fato, a empresa matriz da JLG, Oshkosh, planejou investimentos de cerca de US$ 300 milhões nesta área nos próximos três anos.

No entanto, a estrela do show foi a plataforma aérea de lança autonivelante 670SJ, que lhe permite trabalhar em declives de até 10 graus e dirigir em altura máxima com total funcionalidade, maximizando sua área de trabalho, inclusive navegando em terrenos irregulares.

Acesso em baixa altura

A JLG está dando especial importância à criação do mercado de equipamentos de acesso de baixa altura e apresentou equipamentos como o EcoLift, PecoLift, PowerTower, Power Tower e Power Tower Duo, além do totem de gestão de aluguel Nest Express, uma empresa agora de propriedade da Mills que tem estado na vanguarda deste mercado no Brasil.

La empresa también presentó sus equipos de baja altura y el tótem de Nest Rental, una empresa a la vanguardia en este mercado. Empresa também apresentou seu equipamento de baixa altitude e o pólo totem da Nest Rental, uma empresa na vanguarda deste mercado.

“A Nest Rental é uma empresa que criou um modelo de negócios focado no baixo alcance e tem se saído muito bem. Está agora em seu terceiro ano do projeto e eles estão indo para mais”, disse Brown em uma entrevista com a Construcción Latinoamericana. “Obviamente também estamos trabalhando com nossos parceiros em outros países da América Latina, especialmente no México, outro grande mercado”, acrescentou ele.

A empresa também apresentou seu equipamento de baixa altura e o totem do Nest Rental, uma empresa na vanguarda deste mercado.

Vale ressaltar que há alguns meses a JLG fez uma viagem à Inglaterra com vários de seus clientes latino-americanos, na qual se concentrou na conscientização de suas soluções de baixa elevação. “Geramos muito interesse não apenas no México e no Brasil, mas também em outros países, como Porto Rico, Colômbia e outros (...) Não vamos ver sucesso da noite para o dia, mas com a abordagem certa e o produto certo, vamos alcançá-lo com o tempo.

Gênese do evento

JLG Now aconteceu durante a semana da M&T Expo. A empresa decidiu não participar da feira (também não estará presente na Bauma) e fazer um evento dedicado e ‘personalizado’ para seus clientes e colaboradores próximos.

Como conseguir um evento de sucesso que atraia o interesse dos convidados? Por trás do conceito está Riga, que aponta que ele assumiu alguns riscos para conseguir uma reunião verdadeiramente proveitosa, tanto para a empresa quanto para os participantes.

Um dos pontos destacados pelo executivo foi quebrar o paradigma dos horários, pois o evento foi realizado pela manhã, ao invés de pela tarde. Uma mudança radical neste tipo de reunião, o que, tendo em vista a participação, foi positiva. “Tendo o evento pela manhã e com um conceito mais informal, sinto que foi um grande sucesso”, diz Riga, “Também nos certificamos de que a duração da JLG Now fosse adequada - tentando não exceder quatro horas - para não perder a atenção e o interesse dos participantes”. Neste sentido, vale a pena notar que as apresentações foram limitadas e dinâmicas, com apenas dois apresentadores e apresentações concisas, mas com informações de mercado interessantes”, acrescenta ele.

Outro ponto essencial para o especialista em marketing foi a qualidade dos convidados, com parceiros importantes como Nest Rental e participantes internacionais, como DercoMaq, do Chile. O evento teve um equilíbrio interessante entre a “vibração local” do Brasil, mas sem perder o conceito global. Na verdade, Riga também destaca a “vibe norte-americana” com uma banda de jazz ao vivo, além de utilizar a música de Maverick (Top Gun) para a revelação do braço autonivelante 670SJ, uma música que não passou despercebida entre os participantes.

“Fizemos disso um tipo de evento totalmente diferente”, conclui ele.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL