JCB traz ao Brasil a primeira miniescavadeira totalmente elétrica

By Cristián Peters Quiroga16 June 2021

A JCB apresenta ao mercado brasileiro a miniescavadeira elétrica 19C-1E. Desenvolvida na Inglaterra e já regularmente comercializada em países da Europa e nos Estados Unidos, a máquina é a primeira do segmento 100% elétrica e livre de emissão de resíduos poluentes. Garantindo alta performance e economia, ela chegou no início deste mês à fábrica de Sorocaba-SP.

Este sistema possibilita uma operação livre de emissão de poluentes, e permite aos empreiteiros e operadores trabalharem dentro de edifícios e em ambientes sensíveis às emissões do interior das cidades, além de operar em túneis e passagens subterrâneas sem a necessidade de instalação de equipamentos de alto custo de extração de gases de escape.

JCB 19C-1E JCB 19C-1E

Outra grande vantagem da miniescavadeira elétrica 19C-1E é que o ruído externo do motor elétrico é cinco vezes mais silencioso do que seu equivalente tradicional movido a diesel. Há também uma redução substancial na vibração sem o motor diesel, melhorando o ambiente de condução para o operador.

A 19C-1E recebe um motor elétrico e três baterias de 104Ah, fornecendo uma capacidade total de energia de 312Ah (15kWh). As baterias modulares utilizam as mais avançadas células de íons de lítio NMC, também empregadas nos mais modernos automóveis elétricos disponíveis, alojadas em uma robusta carcaça projetada para suportar os rigores do uso em áreas de construção.

“As baterias utilizadas nesta máquina praticamente não exigem manutenção, e o motor também não demandam aquelas verificações diárias dos níveis de líquido de arrefecimento e óleo, como nas máquinas a diesel. Fora que eletricidade é muito mais barata do que o combustível fóssil. Isso significa economia de tempo e dinheiro para os empreiteiros, operadores e locatários, além de atenção à questão da sustentabilidade”, revela o Gerente de Produto da JCB do Brasil, Etelson Hauck, que ainda falou sobre a estrutura da máquina, que possui os chassis superior e inferior 100% em aço. “A 19C-1E foi projetada para suportar os locais de trabalho mais difíceis e com os padrões de desempenho reconhecidos da JCB”.

A miniescavadeira 19C-1E, de 1,9 toneladas, é equipada com um chassi inferior com distância entre esteiras ajustável e duas opções de braço de escavação (1.100 mm e 1344 mm), para proporcionar uma profundidade máxima de escavação de 2.576 mm e 2.819 mm, respectivamente.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Aplicando um gêmeo digital
Conectar o mundo físico e virtual para planejar, projetar, construir e operar projetos é o que esta tecnologia significa.
BIM: metodologia chave
Conectividade da Internet, aliada à capacidade cada vez maior de coleta e análise, junto à uma necessidade de multiplicar e impulsionar o empreendedorismo, trazem o BIM para o topo da cadeia de construção.
Os múltiplos benefícios e a validação das Construtechs
Elas estão se mostrando cada vez mais presentes na cadeia produtiva da construção e suas soluções tecnológicas estão fazendo a diferença e angariando adeptos.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Matt Burk Gerente de vendasr Tel: +1 312 496 3314 E-mail: matt.burk@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL