Japão financia projeto geotérmico na Bolívia

By Mike Hayes03 April 2017

Laguna Colorada, Bolivia

Laguna Colorada, Bolivia

A Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA, na sigla em inglês) e o governo da Bolívia assinaram um empréstimo de JPY 61,5 bilhões (cerca de US$ 552 milhões) para financiar a construção de uma central geotérmica no país sul-americano.

A unidade geotérmica Laguna Colorada estará localizada no departamento de Potosí, sudoeste da Bolívia. A iniciativa, cuja construção deverá ser concluída em novembro de 2023, proporcionará 100 MW de potência.

A instalação será a primeira do tipo na Bolívia, e é considerada um modelo necessário para a geração de energia em lugares muito altos, onde as centrais termoelétricas tradicionais são consideradas de pouca eficiência.

O desenvolvimento desta planta deverá se conectar à mineração de zinco, chumbo e prata naquela região da Bolívia. O abastecimento de energia para as mineradoras de Potosí é instável, em razão de chegar até ali por meio de três linhas de transmissão de longa distância.

O empréstimo oficial de apoio ao desenvolvimento da JICA se estenderá por um período de 40 anos, a taxa de juros anual de 0,3%, e inclui um período de carência de 10 anos.

Segundo comunicado da JICA, haverá em breve uma licitação para um primeiro pacote de aquisições para o concurso internacional para o contrato de construção do projeto. 

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
Construção de Rodovias: O caminho para o futuro
As equipes de pesquisa e desenvolvimento de equipamentos para construção de estradas estão se concentrando na autonomia, energia e maior integração digital.
Preparação para a M&T a todo vapor
Após ser adiada devido à pandemia, a indústria de construção latino-americana se reunirá novamente no Brasil no final de agosto.
Colômbia: Pavimentando o futuro
O país está finalizando seu programa de projetos 4G enquanto dá os primeiros passos nas Concessões do Bicentenário.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL