JAC apresenta caminhão elétrico semelhante ao Tesla Semi

Caminhão tem tara de 11 toneladas e é capaz de tracionar 38 toneladas

A JAC Motors apresentou um novo caminhão elétrico na China com um visual mais sofisticado e uma proposta sólida de transporte de carga usando energia.

Veículo conta com uma cabine aerodinâmica ao estilo do Tesla Semi.

Foto: Divulgação

O modelo foi feito por engenheiros da marca em parceria com a Lionbridge (divisão de serviços financeiros) e a Baidu (gigante de buscas online). O caminhão conta com dois motores elétricos da Suzhou Green Control. Cada um desenvolve potência de 246 kW, o equivalente a 330 cv. Baterias de fosfato de ferro e lítio alimentam o conjunto.

Caminhão tem tara de 11 toneladas e é capaz de tracionar 38 toneladas. De acordo com o JAC, alcança uma autonomia de 300 km.

O JAC HFC4259SEV01 chama a atenção pelas linhas futuristas

Em destaque o visual do novo caminhão elétrico, com formato muito semelhante ao do Tesla Semi. Apesar disso, o caminhão chinês parece menor que o concorrente da marca de Elon Musk. Nesse sentido, há uma ampla área frontal envidraçada. E as linhas parecem privilegiar a aerodinâmica, assim como no modelo norte-americano. Seja como for, a fabricante chinesa não mostrou como é a bordo do veículo.

De acordo com a JAC Motors do Brasil, ainda não há informações adicionais sobre o veículo, mas se trata de um caminhão conceito. Ou seja, por ora não há um plano de importação do modelo ao Brasil, por exemplo. Aqui, a montadora já conta com uma ampla linha de veículos elétricos. Trata-se da fabricante que mais vende caminhões elétricos, inclusive, com o modelo iEV 1200T. Do seu lançamento em 2021 até agora, já emplacou mais de 600 unidades.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL