Iveco reduz produção por conta de demanda enfraquecida

Motivos vão de alta dos preços decorrente da entrada em vigor da norma Euro 6, que encareceu os caminhões em cerca de 20%, a incerteza econômica e alta dos juros.

Foto: Iveco

As empresas Mercedes-Benz e Scania adotaram medidas para adequar sua produção de caminhões e ônibus ao novo tamanho do mercado.

Outras que também o fizeram foram Mercedes-Benz, Scania, General Motors, Hyundai, Volkswagen e Stellantis que reduziram a produção no Brasil, com adoção de férias coletivas ou lay-off.

Com a mudança de tecnologia de emissões do Euro 5 para o Euro 6, o que encareceu os produtos de 20% a 30%, a produção de caminhões caiu 30% no primeiro trimestre, na comparação com igual período de 2022, para 24,5 mil unidades. E embora as vendas tenham crescido 6,6%, para 26,8 mil veículos, 94% dos licenciamentos foram dos modelos Euro 5 produzidos no ano passado.

Agora foi a vez da Iveco.

Companhia justificou que esse freio é necessário devido à forte queda da demanda associada ao aumento da taxa de juros, além da introdução do Euro 6.

A montadora está concedendo férias individuais e remuneradas em áreas determinadas, por um período de até 12 dias, a partir de 24 de abril de 2023.

Entre os meses de janeiro e março, a Iveco vendeu 2.495 caminhões no Brasil, número próximo do registrado no mesmo período de 2022, quando foram vendidos 2.624.

Apesar disso, a maioria das vendas registradas é de caminhões Euro 5, produzidos até dezembro, que ainda estavam em estoque.

De acordo com a ANFAVEA – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, cerca de 90% do total de caminhões vendidos no Brasil nesse ano ainda são modelos Euro 5.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL