Itubombas participa da manutenção da rede de esgoto de Catanduva

Itumbomas

Não é incomum que as redes de esgoto passem por operações de expansão ou manutenção para melhorar os sistemas de coleta municipal.

Mas, como a geração de esgoto nas cidades é uma operação contínua e ininterrupta, é necessário encontrar soluções que permitam a execução da obra, sem afetar o serviço prestado à população. Diante da crescente demanda por esgotamento sanitário no município de Catanduva, localizado no interior de São Paulo, a empresa de saneamento local identificou a necessidade de manutenção na linha, bem como a instalação de comportas na rede de esgoto, a fim de possibilitar futuras intervenções.

Neste contexto, procurou-se uma solução que permitisse que parte da rede de esgotos ficasse sem escoamento, para efetuar a manutenção e instalação das comportas, uma espécie de operação designada por bypass. A técnica consiste em bloquear o efluente em um determinado ponto da rede, bombeando o fluido para fora dessa seção, por meio de tubos ou mangueiras auxiliares. Dessa forma, esse processo garante a continuidade do serviço de água ou esgoto à população durante a obra.

No caso de Catanduva, a alternativa escolhida foi o aluguel das bombas diesel de Itubombas.

Detalhes

Após visita de campo para identificação dos pontos de interseção, vazão necessária, trechos de mangueiras e acessórios necessários ao projeto, a equipe de Itubombas propôs o fornecimento de duas motobombas ITU-1212S17, acompanhadas de aproximadamente 300 m de mangueira Oroflex-20 de 12 .

As soluções deveriam atingir até 2.700 m³ / h. Além disso, trabalhariam com esgoto sem emaranhamento, ficando expostos a diversos corpos estranhos encontrados no local, como sacolas, garrafas pet e papel. “Para evitar que esses resíduos cheguem ao equipamento e coloquem em risco o trabalho, recomendamos ao cliente a utilização de um dispositivo especial na sucção da bomba, que separa os corpos indesejáveis ​​da parte externa do poço de sucção. Esse dispositivo dispensa a necessidade de levantar a mangueira para limpar o cesto, técnica normalmente utilizada nesses casos ”, explica Matheus Silva, do departamento técnico comercial de Itubombas.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL