ISI Rentas: mais de uma década de experiência em formação

A ISI Rentas está ativamente envolvida no projeto da nova Refinaria Dos Bocas, no Estado de Tabasco (Foto: ISI Rentas).

No dinâmico mundo do aluguel de máquinas e manutenção de instalações industriais, a ISI Rentas surge como uma referência de excelência. Fundada em Monterrey, México, em janeiro de 2013, a empresa, distribuidora autorizada da Genie, Sinoboom e Skyjack, traçou seu caminho para o sucesso graças à experiência de executivos e colaboradores especializados.

Em entrevista exclusiva com Ramón Padrón, diretor de operações da empresa, exploramos a evolução da empresa na área de treinamento em plataformas de trabalho aéreo e sua parceria com a Federação Internacional de Plataformas Aéreas (IPAF).

Treinamento desde o início

Desde os primeiros dias a ISI Rentas reconheceu a importância da formação dos seus operadores. Inicialmente a formação era realizada através de cursos dos próprios fabricantes, mas a partir de 2017, após conhecer a IPAF, isso mudaria. “No primeiro momento, treinamos nossos operadores através do centro de treinamento RentalLift, mas depois nos tornamos um centro satélite e em 2021 fomos certificados como centro de treinamento aprovado pela IPAF”, diz Padrón.

“Ao tentar qualificar operadores para nossas equipes percebemos que era muito difícil validar a qualidade e origem do treinamento, portanto, ao conhecer a IPAF descobrimos uma forma de garantir treinamento de qualidade e aprovado para um trabalho muito crítico como o operação de plataformas elevatórias de pessoas”, indica.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção

Atualmente, a ISI Rentas treina cerca de 150 operadores por ano, mas Padrón antecipa uma recuperação significativa graças às novas alianças com clientes e ao aumento da demanda por plataformas elevatórias móveis de pessoal em projetos no México. Esses equipamentos, relativamente novos no país, geram uma demanda contínua por operadores treinados.

A ISI Rentas concentra-se principalmente em cursos de operação de PEMT/PTA 3A e 3B, embora também ministram cursos de supervisão, carga e descarga. “Além disso, somos um centro de avaliação CAP, com o qual também formamos técnicos para uma revisão exaustiva”, acrescenta Padrón.

A ISI Rentas implementa o simulador MEWP da Serious Labs para avaliação e treinamento de última geração (Foto: ISI Rentas).

A certificação IPAF oferece um diferencial fundamental para a ISI Rentas. A empresa destaca a importância da aprovação e garantia de qualidade nos treinamentos. “Ao receber uma certificação IPAF, você é credenciado com conteúdo teórico/prático criado e aprovado para todos por especialistas do setor. A constante atualização e auditoria garantem a qualidade do conteúdo e dos treinamentos”, destaca o executivo.

Benefícios da federação

A parceria com a IPAF vai além da certificação. Padrón destaca que a federação “promove uma comunidade na indústria baseada na segurança, isso nos une num objetivo comum e nos mantém em constante crescimento e inovação, não só na formação, mas na indústria em geral. “Grupos de trabalho, programas de treinamento de instrutores, eventos, etc., são meios essenciais para se manter atualizado no setor.”

Simuladores

A ISI Rentas não se limita apenas à certificação inicial, a empresa também oferece programas de atualização para manter os operadores atualizados com as mais recentes regulamentações e tecnologias. “Temos um programa de ‘Simulador Aberto’ onde permitimos que operadores certificados connosco tenham acesso a sessões de formação (gratuitas) no nosso simulador de realidade virtual (SeriousLab) para atualizarem as suas competências. Além disso, distribuímos anualmente a atualização do e-learning para cada operador certificado”, afirma Padrón.

Ressalta-se que a ISI Rentas colabora com o Colégio Nacional de Educação Profissional (Conalep) em um programa piloto de formação de jovens estudantes para carreiras relacionadas à indústria de PEMT/PTA. Este programa inclui disciplinas ministradas por instrutores da ISI Rentas, oferecendo uma alternativa de emprego profissional e contribuindo para a ampliação da base de pessoal do setor.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL