IPAF: frota mundial de PTAs cresce 8%

30 April 2015

A Federação Internacional do Acesso Motorizado (IPAF, na sigla em inglês) divulgou que a frota mundial de plataformas de trabalho aéreo destinadas à locação está calculada hoje em dia em 1.120.000 unidades.

O número de equipamentos PTA em operação de locação em todo o mundo em 2015 é 8% maior do que os que compunham este dado em 2014.

A maior parte deste crescimento deveu-se ao mercado chinês, que registrou nos últimos dois anos crescimentos de entre 25% e 30% na compra de PTAs. Mas em números absolutos, a China tem em operação de locação apenas 9 mil unidades.

A retomada da construção, bem como da economia em geral, dos Estados Unidos, foi responsável por um crescimento de 7% na frota de plataformas aéreas naquele país. Dessa forma, a frota dessas máquinas em operações de locação excedeu as 500 mil unidades, o que é quase 50% da frota mundial.

O mercado de locação de equipamentos (não apenas PTAs) dos Estados Unidos cresceu 10% em 2014, de acordo com a IPAF, que calcula o valor daquele mercado em cerca de US$ 7,9 bilhões.

A frota europeia de plataformas aéreas está calculada em 285 mil unidades. O mercado de locação da região ainda não se recuperou, e registrou crescimento de apenas 1% em 2014.

A América Latina não está representada no mais recente informe da IPAF. Mas sabe-se que no Brasil a frota de plataformas aéreas está calculada em cerca de 30 mil unidades, o maior mercado da região. Ainda que o país tenha importado a um ritmo firme nos últimos anos, vivencia um momento de refluxo nestes investimentos. Os demais países da região ainda têm frotas de plataformas pequenas, mas alguns revelam boa aceitação do equipamento, como Chile e Colômbia.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL