Investimentos na América Latina: região de oportunidades

(Fuente: EUI)

A lacuna de infraestrutura da América Latina apresenta oportunidades significativas para o investimento privado, especialmente em setores como ferrovias, portos, distribuição de energia, tecnologia 5G, fontes de energia renováveis e logística, de acordo com um novo estudo da Economist Intelligence Unit (EIU). intitulado Infrastructure Opportunities in América Latina: Preenchendo a lacuna de infraestrutura por meio do investimento privado.

Muitos países latino-americanos estão a adoptar o modelo de parceria público-privada para colmatar esta lacuna, abrindo oportunidades para investidores privados. No entanto, as políticas, os quadros regulamentares e os riscos variam amplamente de país para país.

Contexto atual

A América Latina está atrás da maioria dos seus pares regionais em termos de investimento em infra-estruturas. De acordo com o Global Infrastructure Hub (GI Hub, uma iniciativa do G20), a região gastou 2,2% do seu PIB em 2023 em infraestruturas, mas as necessidades reais de investimento são estimadas em 3,5% do PIB. Esta lacuna representa quase 90 mil milhões de dólares em necessidades de infra-estruturas não satisfeitas, e essa lacuna só aumentará se o investimento em infra-estruturas não aumentar, alerta a EIU.

O défice no investimento em infra-estruturas reflecte-se nas pontuações de Risco Operacional estabelecidas pela EIU, que colocam a América Latina muito atrás das economias da OCDE na categoria de infra-estruturas. Na verdade, em termos de risco geral de infra-estruturas, os países da OCDE têm uma pontuação de 22, enquanto os países líderes da região nesta área, o Panamá e o Uruguai, têm uma pontuação de 25.

A EIU estima que a América Latina necessitará de cerca de 250 mil milhões de dólares (3,3% do PIB) por ano em investimentos em infraestruturas em 2024-28 para colmatar a lacuna, mas alerta que apenas 64% desse montante se materializará.

Nos dez anos anteriores à pandemia do coronavírus (2009-19), os governos latino-americanos canalizaram anualmente uma média estimada de 66 mil milhões de dólares (1,2% do PIB) de fundos públicos para infra-estruturas. Contudo, nos próximos anos, as mudanças políticas e as restrições fiscais irão provavelmente limitar a despesa pública em infra-estruturas a cerca de 40 mil milhões de dólares, o que significa que os governos se tornarão mais dependentes do sector privado para satisfazer esta necessidade. “A América Latina oferece uma infinidade de oportunidades atraentes de investimento em infra-estruturas, mas quadros regulamentares inadequados, corrupção desenfreada e instabilidade económica e política em alguns países são motivo de preocupação. Além disso, em 2024, os investidores terão de enfrentar mudanças políticas e incertezas políticas sob novos governos (bem como eleições em economias importantes como o México), mas, no geral, acreditamos que os retornos superarão os riscos”, comenta o documento.

Entre os países destacados pelo relatório em termos de potenciais oportunidades de investimento privado em infraestrutura, destacam-se Argentina, Panamá, México e Colômbia.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção
Argentina mantém potencial de hidrocarbonetos

No dia 10 de dezembro do ano passado Javier Milei assumiu a presidência da Argentina. O presidente alertou que reduzirá o papel do governo e abrirá espaço para investimentos privados em infraestrutura, afastando-se das políticas de crescimento lideradas pelo Estado do ex-presidente de esquerda Alberto Fernández. No entanto, o EUI alerta que ainda não está claro exatamente como fará isso.

O novo ministro da Infraestrutura, Guillermo Ferraro, confirmou que seu objetivo será reduzir o envolvimento do governo e promover iniciativas privadas.

“Um problema maior para os investidores é a falta de confiança no ambiente jurídico e regulamentar de longo prazo, juntamente com a instabilidade económica e as distorções que tornam tão complexas as condições de operação para os investidores estrangeiros no país. Neste ambiente, a simples promoção de mercados livres e de uma regulamentação leve provavelmente não será suficiente para criar algo que se assemelhe a um boom de infra-estruturas, pelo menos no primeiro ou segundo ano do mandato do novo governo”, afirma o relatório.

Entre os projetos de infraestrutura mais importantes já iniciados e que a EIU espera que continuem no mandato de Milei está Vaca Muerta, que liga vastas reservas de petróleo e gás natural ao mercado brasileiro. A construção desta infraestrutura estratégica já está em andamento, apoiada por financiamento do governo argentino e do Banco Brasileiro de Desenvolvimento. “Dada a sua importância para o sector energético e para as contas externas, Milei deverá manter os compromissos da Argentina com o projecto, embora sejam leiloados novos projectos de infra-estruturas complementares em torno dos campos de gasodutos e extracção, como ligações ferroviárias”, indica o estudo.

Canal de Panama Debido a la escasez de agua el Canal de Panamá tuvop que reducir los tránsitos diarios de barcos, de 36 a principios de 2023 a 24 en diciembre. (Foto: AdobeStock / Fabian Ponce García)
Um novo reservatório para o Canal do Panamá

Entre as oportunidades na região, uma de especial importância seria um possível novo reservatório para o Canal do Panamá. Esta rota marítima movimentou 13.000 trânsitos comerciais em 2022, representando cerca de 6% do comércio mundial. No entanto, os baixos níveis das águas forçaram a Autoridade do Canal do Panamá (ACP, administradora estatal do canal) a reduzir o trânsito diário de navios, de 36 no início de 2023 para 24 em dezembro, e a limitar o calado máximo.

Dado que é improvável que os níveis de água recuperem em breve e que as alterações climáticas possam intensificar as condições de seca, o ACP pretende construir um novo reservatório que ajudaria a normalizar as operações em períodos de pouca pluviosidade.

A licitação para este projecto, que envolveria investimentos de cerca de 890 milhões de dólares, seria realizada em Maio próximo, com início de construção em 2025 e conclusão do projecto em 2028. “Acreditamos que este calendário é ambicioso. Não só levará tempo para realizar estudos de impacto e definir os termos de referência, mas o governo também precisará aprovar uma nova lei que permita ao ACP construir o reservatório adicional. As eleições gerais em Maio irão dificultar o progresso, tal como os prováveis protestos de ambientalistas e comunidades locais. “Acreditamos que o projeto do reservatório avançará independentemente de quem vencer as eleições, dada a importância do canal para o Panamá, mas um atraso na licitação, provavelmente no segundo semestre de 2024, adiará sua entrega para além do nosso horizonte de previsão de 2028”, disse ele. alerta a EIU.

Conectando os mares mexicanos

Na última década foram apresentadas diversas alternativas ao Canal do Panamá para unir os oceanos Atlântico e Pacífico, uma delas é o Corredor Interoceânico do Istmo de Tehuantepec (CIIT) do México, projeto que inclui uma rede ferroviária de 1.200 quilômetros, a modernização dos portos de Coatzacoalcos e Salina Cruz e o desenvolvimento de dez parques industriais. “A construção começou em 2019 e muitos componentes já foram entregues, incluindo a ligação ferroviária e a maior parte das melhorias portuárias. Cinco dos parques industriais foram leiloados em junho de 2023; Os restantes cinco terminais portuários e alguns especializados serão licitados em 2024, antes de López Obrador deixar o cargo em dezembro. Se forem prorrogados até 2025, acreditamos que o próximo presidente, que provavelmente será Claudia Sheinbaum (uma aliada próxima de López Obrador), dará continuidade à agenda de infraestrutura do seu antecessor”, comenta o relatório.

De referir que 65 empresas apresentaram propostas para os primeiros cinco parques industriais, num investimento estimado em 7.000 milhões de dólares. “Prevemos que o interesse nos restantes cinco parques será igualmente forte, mas o projecto não está isento de riscos”, afirma a EIU.

O istmo de Tehuantepec, onde está localizado o corredor, oferece menos benefícios em comparação com as regiões norte e central do México, que já abrigam muitas indústrias. Da mesma forma, a análise alerta que são prováveis protestos de ambientalistas e comunidades locais e que a área não está isenta de riscos de segurança. “Levando tudo isso em conta, fica claro que a CIIT não suplantará o Canal do Panamá. No entanto, facilitará o tráfego no canal ao capturar o excesso de procura, especialmente de navios mais pequenos. Pode muito bem estimular o desenvolvimento no sul do México, mas serão necessários muitos anos até que os resultados sejam plenamente realizados.”

En Colombia, Gustavo Petro licitará su primer proyecto de APP en 2024: el ferrocarril La Dorada-Chiriguaná. (Foto: ANI)
Petro prepara sua primeira PPP

O presidente colombiano, Gustavo Petro, licitará seu primeiro projeto de PPP em 2024: uma concessão de dez anos para a ferrovia La Dorada-Chiriguaná. O projeto, que envolve investimentos de aproximadamente US$ 630 milhões, tem extensão de 522 quilômetros ligando o interior do país ao Caribe, através dos departamentos de Caldas, Antioquia, Santander, Norte de Santander e Cesar, e é considerado estratégico corredor para o governo.

O relatório alerta que, embora a Petro não tenha descontinuado a carteira de projectos de PPP iniciada pelos seus antecessores, criou uma incerteza jurídica significativa ao rever os termos de alguns contratos existentes. Da mesma forma, também procurou financiamento chinês para o seu plano de longo prazo mais ambicioso de expandir a rede ferroviária para 5.400 quilómetros até 2050, o que deslocaria o investimento privado.

“A incerteza política afetará os projetos de infraestruturas na Colômbia no curto prazo, embora a probabilidade de uma mudança de governo em 2026 possa ajudar a sustentar o interesse dos investidores”, observa a EIU.

Brasil prepara bateria de projetos de PPP para este ano

A carteira de projetos de PPP no Brasil ainda está em andamento, embora em um ritmo mais lento do que o experimentado anteriormente devido à constante revisão pelo atual governo de Luiz Inácio Lula da Silva das iniciativas iniciadas por seu antecessor de direita.

Durante este ano o governo planeia dar prioridade à conclusão de projectos inacabados, o que resultará numa carteira relativamente reduzida. No entanto, um novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), que propõe investimentos públicos e privados totalizando R$ 1,7 trilhão (equivalente a US$ 340 bilhões) até 2030, impulsionará alguns projetos de médio prazo.

Os fundos para o PAC virão de diversas fontes: R$ 371 bilhões de reais (cerca de US$ 74,7 bilhões) serão contribuídos diretamente do orçamento nacional; as empresas privadas contribuirão com R$ 612 bilhões (US$ 123,3 bilhões); As empresas estatais, lideradas pela Petrobras, contribuirão com R$ 343 bilhões (pouco mais de US$ 69 bilhões), enquanto R$ 362 bilhões (quase US$ 73 bilhões) serão obtidos de outros mecanismos de financiamento.

Quer ver mais sobre construção?
Inscrever-se para
Informe Construção
Oportunidades energéticas

O documento da EIU comenta que, embora o investimento em fontes de energia renováveis e sustentáveis esteja a crescer na América Latina, permanece muito abaixo do potencial regional. “A região poderá tornar-se um interveniente crucial na cadeia de abastecimento para impulsionar a mudança global para a energia verde, devido às suas grandes reservas de minerais críticos, à utilização extensiva de fontes de energia renováveis e à disponibilidade de água. No entanto, falta-lhe a infraestrutura e o financiamento necessários para produzir as baterias e o hidrogénio verde que alimentarão o mundo nas próximas décadas”, afirma.

Os investimentos nessas áreas estão no radar dos governos das principais economias da América Latina. Vale destacar que segundo dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), durante este ano os investimentos no setor fotovoltaico (sejam usinas de grande porte ou sistemas menores em telhados, fachadas e terrenos) poderão ultrapassar R$ 38,9 bilhões (cerca de US$ 7,8 bilhões).

“Devido à sua considerável lacuna de infraestrutura, o poço de oportunidades de investimento na América Latina é profundo e amplo. A infraestrutura logística e de serviços públicos da região necessita urgentemente de expansão e modernização, mas os setores na vanguarda da inovação e da tecnologia também merecem atenção”, conclui o documento.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL