Interesse pela região

02 August 2016

Oyman Makina busca ingresar al mercado latinoamericano con sus mezcladores de concreto

Oyman Makina busca ingresar al mercado latinoamericano con sus mezcladores de concreto

Fundada em 1989 por Umran Oyman, a empresa turca Oyman Makina começou sua história enfocada em projetos de processamento de alimentos, chegando a montar linhas completas de produção, por exemplo, de frutas secas, nozes, avelãs, amendoim, etc. Não obstante, as limitações à inovação apresentadas pelo setor, somadas a uma leve queda do mercado, fizeram com que a empresa buscasse alternativas.

“Quando, há dez anos, começamos a investigar outras oportunidades de investimento, notamos que o mercado de equipamentos de construção era um setor de alto crescimento, desenvolvimento e inovação. Os processos de produção são compatíveis com a nossa história, conhecimento e instalações, e assim decidimos entrar nessa linha. A segunda decisão, que pode inclusive ter sido mais difícil do que a primeira, foi sobre que tipo de máquina queríamos produzir, porque há competidores muito grandes e desenvolvidos na indústria. Finalmente, decidimos o tipo de máquina e começamos a trabalhar na inovação”, explica Umran Oyman, fundador e gerente da empresa.

Auto-concreteira

Desta maneira, a empresa começou sua diversificação, e aproveitando-se de seus conhecimentos em equipamentos, passou a fabricar auto-concreteiras para caminhão. Hoje, a Oyman Makina comercializa dois tipos de betoneira para concreto, com 2,5 e 3,5 metros cúbicos de capacidade. “Estas máquinas são adequadas para serviços onde seja difícil conseguir concreto pré-misturado. Nossas auto-concreteiras carregam, preparam e entregam o concreto por sua própria conta”, comenta o empresário. Ambos os modelos têm sistema de pesagem e produção que proporcionam aos usuários o controle sobre a composição da mescla, recetas e outros processos.

Oyman é enfático em destacar o cuidadoso processo de fabricação de seus equipamentos. “Usamos componentes de marca muito conhecidos, e empregamos técnicas de processo muito avançadas, com experientes engenheiros e técnicos que controlam todas as etapas de produção. Ao final, para satisfação do cliente, cada equipamento passa por um controle de qualidade detalhado, e fica então pronto para seu transporte”, assegura.

Protótipos

A companhia quer aumentar sua oferta de equipamentos de construção, e já vem há anos estudando os próximos passos a seguir.

A Oyman Makina concluiu em 2010 o protótipo de uma escavadeira, que já passou por todos os procedimentos de ensaio necessários. Porém, devido ao fluxo de trabalho da empresa e suas atuais condições financeiras, não foi possível ainda introduzir o produto no mercado. “Se tudo andar bem, de acordo com os planos atuais, o projeto terminaria antes da primeira metade do próximo ano. Gostaríamos de oferecer quatro modelos diferentes, de 1,5 tonelada a 5 toneladas”, detalha o empresário.

Neste momento, a empresa está buscando ampliar sua rede de vendas e serviços em diversos países, e assim, segundo Oyman, se transformar num conhecido fabricante de máquinas e soluções. Ele assegura que suas auto-concreteiras têm forte potencial no mercado latino-americano, sensação que se confirmou após ter participado na Bauma, em abril passado, onde recebeu alto número de executivos da região interessados no produto. “É cedo para falar, mas acreditamos que em pouco tempo poderíamos ver a marca Oyman nas ruas da América Latina”, afirma.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL