Inteligência artificial segue em alta na construção, aponta estudo

Os números revelam: estudo realizado pela Terracotta Ventures, constatou que o número de startups com tecnologias voltadas para o setor de construção cresceu 19,5% em relação ao último ano. No total são 839 negócios com este perfil no país.

As possibilidades de utilização da IA no setor da construção civil são bem amplas e podem realmente, fazer a diferença, numa obra e num resultado de primor. Entre as categorias mais usadas estão Gestão da Segurança, Big Data e Análise de Dados.

O alvo é combiná-las da melhor forma para fornecer a melhor experiência e criar projetos diferenciados.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey mostra que empresas têm 50% mais oportunidade de obter lucro, investindo na tecnologia, contanto que já utilizem programas para coletar e processar dados.

Ainda engrenando na ideia, 58% das empresas do setor de construção se consideram no estágio inicial da jornada para a inovação, ao passo que 28% estariam no meio do processo de transformação. Apenas 13% podem ser consideradas maduras em relação à adoção de novas tecnologias.

As possibilidades de uso da inteligência artificial na construção civil são muitas, mas é possível destacar algumas que já vêm sendo utilizadas no setor.

Uma delas é a robotização do canteiro de obras, permitindo que os trabalhadores e empreendedores foquem mais em trabalho mais intelectual e menos operacional. Há ainda a possibilidade de aperfeiçoar a experiência do cliente.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL