Inteligência artificial segue em alta na construção, aponta estudo

By Luciana Guimaraes23 August 2021

Os números revelam: estudo realizado pela Terracotta Ventures, constatou que o número de startups com tecnologias voltadas para o setor de construção cresceu 19,5% em relação ao último ano. No total são 839 negócios com este perfil no país.

As possibilidades de utilização da IA no setor da construção civil são bem amplas e podem realmente, fazer a diferença, numa obra e num resultado de primor. Entre as categorias mais usadas estão Gestão da Segurança, Big Data e Análise de Dados.

O alvo é combiná-las da melhor forma para fornecer a melhor experiência e criar projetos diferenciados.

Uma pesquisa da consultoria McKinsey mostra que empresas têm 50% mais oportunidade de obter lucro, investindo na tecnologia, contanto que já utilizem programas para coletar e processar dados.

Ainda engrenando na ideia, 58% das empresas do setor de construção se consideram no estágio inicial da jornada para a inovação, ao passo que 28% estariam no meio do processo de transformação. Apenas 13% podem ser consideradas maduras em relação à adoção de novas tecnologias.

As possibilidades de uso da inteligência artificial na construção civil são muitas, mas é possível destacar algumas que já vêm sendo utilizadas no setor.

Uma delas é a robotização do canteiro de obras, permitindo que os trabalhadores e empreendedores foquem mais em trabalho mais intelectual e menos operacional. Há ainda a possibilidade de aperfeiçoar a experiência do cliente.

REVISTA
BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
Reportagens
As 50 principais
Um crescimento substancial nunca antes visto foi notado pelas principais empresas de construção da América Latina
Os 200 principais
Lista exclusiva da International Construction dos 200 maiores empreiteiros do mundo por vendas revela que a indústria parece ter colocado o impacto da pandemia no passado
A evolução do manipulador telescópico da Skyjack
Skyjack produz uma linha completa de telehandlers com sete modelos
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristián.peters@khl.com
Wil Holloway Gerente de vendasr Tel: +1 312 9292563 E-mail: wil.holloway@khl.com
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL