Integração e conhecimento

15 December 2017

O Instituto Chileno do Cimento e Concreto desenvolve várias iniciativas pela indústria. 

2

Sebastián García

A indústria da construção com concreto é um setor que está em constantes mudanças para se adaptar às necessidades, seja por sua tecnologia, seu maquinário, inovação ou seu desenvolvimento técnico. É por esta razão que o Instituto do Cimento e Concreto do Chile (ICH) vem há mais de 50 anos promovendo novos, adequados, melhores e maiores usos do cimento e do concreto em suas diversas aplicações.

O ICH atualmente trabalha em conjunto com a indústria e seus provedores, como a Cementos Bio-Bio, Melón Hormigones e a Câmara Chilena da Construção, entre outras 35 empresas associadas, em cinco comitês de trabalho.

O trabalho que se realiza nos comitês é baseado diretamente nas necessidades da indústria. A difusão de conteúdo e conhecimento nós promovemos tanto em congressos como seminários técnicos, além de gerar instâncias únicas com os diversos mandantes de obras e órgãos públicos que atuam na indústria. Atualmente, temos os seguintes comitês de trabalho: Elementos e Estruturas Pré-fabricados de Concreto; Pisos e Pavimentos de Concreto; Moradia Industrializada; Concreto Projeto – Shotcrete; e finalmente o comitê de Ancoragens.

Acreditamos que manter uma constante capacitação é essencial para a indústria, e por esta razão desenvolvemos uma área exclusiva para isto, que está encarregada de capacitar os profissionais da indústria. Através do “ICH Capacitação” se realizam diversos cursos, tanto para profissionais individuais como cursos fechados para empresas. Deste modo, as temáticas tratadas estão enfocadas nas atualizações de conteúdo técnico, como a nova Norma NCh170, e oficinas sobre resistência, cursos de tecnologia do concreto, produtividade, shotcrete entre vários outros.

Como um aporte constante à inovação, o ICH desde o ano 2000 realiza a feira ExpoHormigón, um lugar onde se sempre se destacam os últimos lançamentos de produtos, mostram-se novas tecnologias aplicadas à construção com concreto, e tudo isto em paralelo com a realização de demonstrações construtivas em escala real, seminários técnicos e uma mostra comercial.

Logo

Hoje em dia temos que trabalhar de forma coordenada com toda a indústria, por isso estimulamos o desenvolvimento de novas soluções construtivas constantemente. Neste 2018, temos um trabalho muito forte em temas de produtividade, onde junto ao grupo público-privado Construye 2025 e os pré-moldadores abordaremos as temáticas normativas, para continuar evangelizando a nova norma NCh170 em nível nacional. Com relação à tecnologia e inovação, estamos trabalhando em conjunto com a Universidade Católica do Chile na formação de um centro de P&D para a construção com concreto, a fim de conhecer o último em tecnologias, desenvolvimento e inovação. E realizaremos diversas missões tecnológicas, a primeira das quais tem data para janeiro de 2018, quando iremos à World of Concrete nos EUA.

Por fim, a atividade principal que estamos organizando para este 2018 é o Congresso ExpoHormigón, um evento imperdível para os profissionais da indústria. Será em outubro de 2018, e queremos que o público tenha uma experiência repleta de conteúdo técnico e onde o networking seja o prato principal. Com isto, deixamos aberto o convite a que profissionais se aproximem sempre mais ao ICH.

BOLETIM
Entregue diretamente na sua caixa de entrada, o Informativo Semanal da Construção traz a seleção das últimas notícias, lançamentos de produtos, reportagens e muito mais informações sobre o setor de infraestrutura na América Latina e no mundo.
CONECTAR-SE COM A EQUIPE
Cristian Peters
Cristián Peters Editor Tel: +56 977987493 E-mail: cristiá[email protected]
Simon Kelly Gerente de vendas Tel: 44 (0) 1892 786223 E-mail: [email protected]
CONECTAR-SE COM A MÍDIA SOCIAL